Processo de formação docente na área de saúde é tema apresentado em workshop da UNIFAL-MG

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF/UNIFAL-MG) promoveu, no dia 05/03, o 2° Workshop da disciplina “Estágio Docente”, a fim de discutir os pressupostos teóricos e metodológicos relacionados ao processo de formação docente na área da saúde, os quais possibilitarão o aprimoramento das ações a serem executadas em 2020.

Destinado a professores e discentes do mestrado, a programação do evento contou com a palestra “Estágio docente e sua contribuição para a formação de professores na Pós-Graduação”, ministrada por videoconferência pela pedagoga Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Na oportunidade, além da apresentação, oito discentes veteranos ofereceram um momento de acolhida e contaram relatos de experiência sobre as atividades desenvolvidas na disciplina.

“O protagonismo dos relatos de experiência demonstrou um crescimento pessoal e profissional de formação para a docência, em especial um avanço significativo no âmbito das dimensões didática, afetiva e sócio-política”, disse o professor da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG, Denis da Silva Moreira, que salientou a importância do workshop como um momento de encontro formativo e avaliativo.

Sobre a disciplina

O Estágio de Docência foi instituído pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 1999. Desde então, consiste em uma atividade curricular inerente aos Programas de Pós-Graduação no Brasil. Na UNIFAL-MG, a disciplina, que é obrigatória a todos os discentes do PPGENF, está sob a coordenação do professor Denis da Silva Moreira.

No ano de 2019, com o apoio da professora visitante Maria José Clapis, aposentada da EERP/USP, foram realizadas duas oficinas de capacitação. A proposta de apresentar, em um evento, relatos de experiência das atividades executadas pelos discentes foi um dos desdobramentos da oficina ofertada em dezembro de 2019.

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG

Copy link
Powered by Social Snap