Bibliotecas: funcionamento e atendimento no período de suspensão de aulas presenciais

Considerando a Pandemia mundial do Covid-19 e conforme a Portaria nº 496 de 17/03/2020, que estabelece medidas de caráter temporário no âmbito da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, para reduzir a exposição interpessoal e as interações presenciais entre membros da comunidade acadêmica, o Sistema de Bibliotecas (SIBI) informa  que a prorrogação de prazos de devolução de livros será automática, portanto, não será necessário deslocar até às bibliotecas para solicitar Prorrogação de Prazo. Além dessa medida, as Bibliotecas funcionarão em formato de plantão atendendo somente serviço de empréstimo/devolução e utilização do Scanner Planetário mediante agendamento prévio para os seguintes dias e horários:

• Biblioteca Central: terça, quarta e quinta-feira, de 13h às 17h;
  • Biblioteca da Unidade Educacional Santa Clara: terça e quinta-feira, de 13h às 17h;
  • Biblioteca Poços de Caldas: terça e quinta-feira, de 13h às 17h;
  • Biblioteca Campus Varginha: terça e quinta-feira, de 8h às 12h.

A solicitação de agendamento deverá ser enviada para o e-mail de contato da respectiva Biblioteca.

2. Os serviços abaixo serão oferecidos por e-mail:

• Orientação para normalização de trabalhos acadêmicos e e-books;
  • Elaboração de ficha catalográfica;
  • Depósito/Recebimento de dissertação e tese;
  • Emissão de declaração de nada consta; e
  • Solicitação de ISBN.

Contatos para atendimento:

Biblioteca Central
Atendimento pelo e-mail: bibliotecacentral@unifal-mg.edu.br

Biblioteca da Unidade Educacional II
Atendimento pelo e-mail: biblioteca.campusii@unifal-mg.edu.br

Biblioteca Campus Varginha
Atendimento pelo e-mail: biblioteca.varginha@unifal-mg.edu.br

Biblioteca Campus Poços de Caldas
Atendimento pelo e-mail: biblioteca.pocos@unifal-mg.edu.br

Informativo sobre a disponibilização temporária de acesso a duas bibliotecas virtuais

Confira abaixo, as informações sobre as Bibliotecas e como acessá-las:

• BIBLIOTECA VIRTUAL

A Biblioteca Virtual (BV) é uma plataforma digital que disponibiliza um acervo completo de mais de 8.000 e-books de livros-texto de mais de 30 selos editoriais editoriais da Pearson Education: Prentice Hall, Makron Books e Addison Wesley e as Editoras parceiras: Manole, Contexto, Ibpex/Intersaberes, Cia das Letras, Casa do Psicólogo, Rideel, Aleph, Papirus, Educs, Jaypee Brothers, Callis, Lexikon, Summus, Interciência, Autêntica, Vozes, Freitas Bastos, Oficina de Textos, Difusão, EdiPucRs, Brasport, Labrador, Yendis, Blucher e Atheneu.

Seu conteúdo abrange as áreas de Administração e Negócios; Ciências Biológicas e Naturais; Ciências Exatas; Ciências Humanas e Sociais; Comunicação; Educação e Ensino; Engenharia, Arquitetura e Tecnologia; Estatística; Física; História e Geografia; Informática; Letras e Linguística; Literatura; Matemática; entre outras.

Para ter acesso ao conteúdo acesse o link: https://plataforma.bvirtual.com.br/ e insira os dados abaixo:
Login: BV_UNIFAL@pearson.com
Senha: @Pearson123
Para auxiliar na utilização, acesse o manual de uso.

O Acesso a Biblioteca Virtual estará disponível por 30 dias.

• GALE

A Gale Reference Complete oferece acesso a mais de 21.000 periódicos, mais de 2.600 eBooks publicados pela Gale e mais de 13 milhões de páginas de fontes primárias históricas.

A tradução de conteúdo está disponível em 23 idiomas e a de plataforma em 34 idiomas – na tela e lida em voz alta.

O acesso é uma parceria da Gale, uma empresa Cengage, com a Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias (CBBU/FEBAB) e será disponibilizado até o dia 30/06/2020.

Para acessar a conta teste da Gale utilize o link: www.galepages.com/grc_4/FEBAB e a senha: G4l32020.

No site de treinamento da Gale (https://support.gale.com/training/) é possível encontrar:

• Breves tutoriais sob demanda que fornecem treinamento rápido e interessante sobre os recursos avaliados;
  • Guias de início rápido que explicam, passo a passo, como usar as funções e ferramentas de cada coleção;
  • Webinars gravados que respondem a perguntas específicas sobre conteúdo, funções e muito mais.

O SIBI/UNIFAL-MG também irá disponibilizar em sua página (https://www.unifal-mg.edu.br/bibliotecas/) indicações de conteúdos virtuais de acesso gratuito, acompanhe.

Copy link