Comunicado do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)

O Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Alfenas (CEP-UNIFAL-MG) informa à nossa comunidade que devido à atual Situação de Emergência em Saúde Pública, decretada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), e a recente suspensão de aulas presenciais na nossa universidade, como medida de prevenção contra a disseminação do coronavírus (Covid-19), na 191ª Reunião ordinária do dia 26 de março de 2020, resolveu que:

Todos os protocolos de pesquisa submetidos à Plataforma Brasil continuarão sendo analisados pelo CEP-UNIFAL-MG. Porém, aqueles projetos que descrevam metodologias envolvendo contato de risco entre pesquisadores e participantes de pesquisa, tais como entrevistas, avaliações clínicas, procedimentos terapêuticos, entre outros, ficarão com o status de PENDENTE até que as medidas de prevenção e isolamento social sejam revogadas pelos órgãos competentes.

Informamos também que o CEP-UNIFAL-MG vem se esforçando para manter a análise ética dos protocolos de pesquisa dentro dos prazos estabelecidos, através de encontros virtuais/remotos entre seus membros, atendendo assim a demanda ética e científica da nossa instituição.

Adicionalmente, declaramos que o CEP-UNIFAL-MG, se une às diferentes campanhas de conscientização da nossa comunidade que visam evitar a disseminação da pandemia do covid-19, através de estratégias embasadas em evidências científicas tais como o isolamento social. Fique em casa…!

O CEP informa que em atendimento às orientações estabelecidas na Portaria n° 496 de 17 de março de 2020, da Universidade Federal de Alfenas, atenderá a partir de 23/03/2020 pelos contatos:

•  Sistema Eletrônico (SEI): CEP
  • E-mail: comite.etica@unifal-mg.edu.br