Docente da UNIFAL-MG participa de importante descoberta na área da Física

Em pesquisa realizada no Instituto de Física Teórica (IPhT), do centro de pesquisa e inovação CEA-Saclay, na França, o professor do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG, Fernando Gonçalves Gardim, participou, junto a pesquisadores de outros países, de uma importante descoberta sobre partículas elementares da matéria: a determinação de quantidades termodinâmicas do plasma de quarks e glúons, o qual foi o estado em que o universo se encontrou microssegundos após a sua origem.

Disponível na revista científica Nature Physics, a pesquisa foi uma resposta a um dos grandes desafios para os físicos, que era registrar a temperatura alcançada em uma colisão de íons pesados e a definição simultânea de outra quantidade termodinâmica, como a densidade de entropia, a qual daria acesso ao número de graus de liberdade de quarks e glúons, blocos fundamentais que compõem prótons e nêutrons.

“Usando dados experimentais, mostramos que a matéria criada nas colisões chumbo-chumbo, feita em um grande colisor de partículas, o Large Hadron Collider, atinge uma temperatura de 2,6 trilhões de graus, a mais quente já alcançada em laboratório, pois é 500 milhões de vezes a temperatura da superfície do Sol. Determinamos também a densidade de entropia correspondente e a velocidade do som, que é metade da velocidade da luz neste estado da matéria”, explicou o Prof. Fernando. Segundo o docente, os resultados inferidos do experimento concordaram com os cálculos de primeiros princípios e confirmaram a produção de uma fase livre da matéria.

“Por fim, é necessário considerar que esta pesquisa foi resultado de um trabalho de qualidade, pois estávamos em um bom centro de pesquisa, no qual o fluxo de pesquisadores era grande. Existiam debates constantes sobre o conhecimento atual, com dedicação integral não apenas minha, mas da maior parte dos participantes”, finalizou o docente.

Confira a pesquisa na revista Nature Physics.

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG