Comitê de Acompanhamento e Prevenção à Infecção pela Covid-19 da UNIFAL-MG ressalta a necessidade das medidas de distanciamento social

A Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, neste momento de pandemia de Covid-19, reitera à sociedade seu compromisso de manutenção do distanciamento social em suas atividades em respeito à saúde pública. Com exceção do trabalho essencial de seus campi e ações de enfrentamento da Covid-19, as atividades dos servidores (técnicos e docentes) e trabalhadores (as) terceirizados (as) estão sendo exercidas na modalidade remota (home office).

A suspensão das aulas presenciais está mantida e advém, principalmente, de dois fatores:

  1. As atividades didáticas presenciais acarretam maior risco de contágio entre os professores, técnicos e, especialmente, entre os discentes.
  2. A manutenção dos discentes em suas cidades de origem, diminui o contingente populacional na demografia do município, colabora com o distanciamento social e dificulta a circulação do vírus.

A Universidade compreende os desafios que a população e o poder público municipal das cidades de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha enfrentam neste momento. Contudo, sem esforços conjugados de todos os níveis de governo, especialmente o apoio econômico e financeiro do Governo Federal, o desconforto emocional e adoecimento psíquico das pessoas, certamente, serão intensificados para além da preocupação com os riscos da doença.

A UNIFAL-MG manifesta estar sensível às necessidades sociais e econômicas da população, mas, neste momento, devido à recomendação dos órgãos de saúde e especialistas, ressalta que as medidas de distanciamento social são necessárias em respeito ao valor maior da vida e para que a saída da crise seja a menos traumática em todos os sentidos.

O Comitê de Acompanhamento e Prevenção à infecção pela Covid-19 da UNIFAL-MG se reúne, periodicamente, para avaliação contínua da situação e tomada de medidas necessárias para preservação da saúde e manutenção das atividades da Universidade. As atualizações e decisões serão informadas via Nota Oficial publicada no portal da UNIFAL-MG.