Economia Empresarial: confira dicas de como reduzir gastos e despesas durante a pandemia

Com o intuito de auxiliar os empreendedores neste período de crise, a organização Valor Jr., administrada por estudantes dos cursos de Economia, Administração Pública e Ciências Atuariais, da UNIFAL-MG, separou seis dicas quanto aos gastos e às despesas de empresas durante a pandemia. Quer saber mais? Confira:

• Projete suas despesas para o próximo mês. É necessário ter o controle de quanto capital seu negócio precisa, de modo que sua empresa funcione sem nenhuma entrada de receita. Dica: Defina suas despesas e faça, então, o fluxo de caixa.
  • Planeje-se bem. O governo brasileiro prorrogou o pagamento de imposto do Simples Nacional:
    o que é apurado em março e tem vencimento em abril foi adiado para outubro; o que é apurado em abril e tem vencimento em maio, para novembro; e o que é apurado em maio e tem vencimento em junho, para dezembro. Dica: aproveite para regularizar as contas e fazer um caixa durante o período de adiamento, pois os impostos dos meses de abril, maio e junho serão cobrados, ao mesmo tempo, com os impostos dos respectivos meses do final do ano.
  • Renegocie suas dívidas. A Federação Brasileira de Bancos estabeleceu um acordo com os cinco principais bancos do Brasil (Caixa Federal, Santander, Banco do Brasil, Bradesco e Itaú), dando um prazo de 60 dias a mais no pagamento de empréstimos e financiamentos feitos por pessoas físicas e MEI. Dica: Consulte seus bancos!
  • Corte gastos desnecessários. Dica: neste período, é necessário estabelecer as prioridades da empresa.
  • Use e abuse do digital e das vendas online. Se sua empresa não está inserida no mundo digital, este é o momento! Dica: Faça promoções, entre em contato com seus clientes e poste nas redes sociais de sua empresa, a fim de atrair novos consumidores.
  • Inove. Este é o momento para você buscar novas alternativas ao seu negócio. Dica: Seja criativo e curioso!

Sobre a Valor Jr.

Fundada em 2011, a Valor Jr. é uma organização sem fins lucrativos, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, que busca capacitar seus membros para o mercado de trabalho. A prestação de consultoria econômica e financeira para microempresas da região, a organização de eventos que agregam valor profissional à equipe e aos alunos da Universidade e a simulação e o desenvolvimento de possíveis dificuldades e desafios encontrados no mercado de trabalho, como treinamento para processos seletivos e instrução de possíveis desafios interpessoais, são algumas das ações desempenhadas pela organização. Para mais informações e dicas, confira o Instagram @valorjrunifal.