PRPPG emite orientações sobre as atividades de pesquisa durante a suspensão do calendário; pesquisadores podem continuar seus trabalhos de forma não presencial

De acordo com a Resolução nº 4 de 17 de abril de 2020, do Conselho Universitário – Consuni, que autoriza a continuidade das atividades de pesquisa de forma remota e não presencial durante o período de suspensão do calendário acadêmico da UNIFAL-MG, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação – PRPPG, por meio do Ofício Circular Nº 3/2020, emitiu orientações sobre o desenvolvimento de atividades dos programas institucionais e voluntários de Iniciação Científica –IC e Iniciação Tecnológica – IT.

O documento, divulgado via Sistema Eletrônico de Informações – SEI, entre outras orientações, estabelece que a decisão da realização das atividades de pesquisa, em todos os níveis, de forma remota e não presencial deve ser acordada entre o orientador e discente orientado e, no caso de adesão à modalidade, os planos de trabalho deverão ser revistos e, caso as alterações impactem nos objetivos e resultados da pesquisa, deverá ser informada a necessidade de prorrogação do projeto. Em caso de alterações pouco substanciais no plano de trabalho, estas deverão ser informadas no relatório final do projeto.

A PRPPG orienta, também, que as pesquisas voluntárias podem ser canceladas ou suspensas até o retorno às atividades presenciais. No caso da suspensão, o novo plano de trabalho deverá ser enviado para a Coordenação de Pesquisa no retorno às aulas presenciais e do calendário acadêmico.

O Oficio Circular destaca que a decisão de continuidade ou não das pesquisas observa a pluralidade de realidades dos membros da comunidade acadêmica da UNIFAL-MG, por isso, a adesão deve ser de comum acordo entre docente e discente.

Segundo a professora Vanessa Bergamin Boralli Marques, pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, a decisão foi tomada pela Câmara de Pesquisa e validada pelo Consuni sem nenhuma alteração. “Entendemos que algumas pesquisas podem continuar de forma não presencial. Essa medida é necessária, principalmente, por sabermos, enquanto Universidade, que a esperança da saída dessa crise gerada pela pandemia se dará pela ciência, portanto, é importante que aqueles pesquisadores que tenham condições, possam continuar suas pesquisas”, explica.

Os documentos na íntegra podem ser acessados nos links abaixo:

Resolução  nº 4/2020 – Consuni

Ofício Circular nº 3/2020/PRPPG