“Futuro sem Fatura”: projeto da UNIFAL-MG propõe educação financeira para fomentar tomada de decisões mais autônomas e conscientes dos cidadãos

Para ajudar a melhorar a condição de vida de famílias e empresas, sobretudo, nesse período de crise em decorrência da pandemia de Covid-19, um projeto de extensão da UNFAL-MG propõe contribuir para a educação financeira pessoal e de pequenos negócios. A ideia é disseminar informações, por meio de um blog chamado “Futuro sem Fatura”, para fomentar a tomada de decisões financeiras mais autônomas e conscientes dos cidadãos.

Idealizado por iniciativa dos professores Wesllay Carlos Ribeiro e Paulo Roberto Rodrigues de Souza, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas do campus Varginha, o projeto “Planejamento financeiro: Uma iniciação ao mercado financeiro” é inspirado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a qual determina a oferta de conteúdo de educação financeira a partir do primeiro semestre de 2020.

Conforme explica Prof. Wesllay, a demanda por educação na área financeira no Brasil é algo expressivo, fato que pode ser comprovado, inclusive, por meio de pesquisas. O professor cita dados publicados pelo Jornal Valor Econômico, em julho de 2019, os quais apontavam que 64% das famílias brasileiras pesquisadas, no período, declaravam-se endividadas. “Este processo de endividamento tem origens também diversas e passa por questões relacionadas a economia, emprego, saúde, mas também pela educação e pela forma como lidamos com o dinheiro”, ressalta.

A proposta do projeto também considerou a demanda apurada junto a alunos do ensino médio de cidades do entorno de Varginha, participantes de feiras de profissões, os quais demonstraram necessidade de contar com uma formação financeira. “Possibilitar o conhecimento acerca do mercado financeiro pode contribuir de forma significativa para que as pessoas possam se relacionar melhor com o dinheiro e trazer contribuições significativas para a economia e o bem-estar próprio e de suas famílias, levando a uma paulatina, mas considerável, transformação social”, afirma Prof. Wesllay.

Com o apoio da discente bolsista Amanda Tavares, o projeto já está com o blog em funcionamento, por meio do qual, a comunidade poderá acessar conteúdo relacionado à temática e interagir com a equipe do projeto. Para facilitar o acesso, também foi criado um perfil no Facebook e Instagram.

Acompanhe, às terças e quintas-feiras, vídeos que abordarão a contabilidade em tempos de crise, com dicas e informações sobre finanças pessoais, receitas e despesas, gestão de capital de giro, controle de fluxo de caixa, gestão de compras e gestão de cobrança.

Blog: https://futurosemfatura.wixsite.com/futurosemfatura
Facebook: https://www.facebook.com/futurosemfatura/
Instagram: https://www.instagram.com/futurosemfatura/