UNIFAL-MG adota sistema de eleição online durante a pandemia; Consuni, Cepe, CPA, CISSP e Museu da Memória e Patrimônio estão com inscrições abertas para novos representantes

No período de distanciamento social necessário para contenção da pandemia de Covid-19, a UNIFAL-MG vem realizando diversas atividades acadêmica e administrativas por meio das plataformas online. Além de eventos, reuniões, entre outras ações,  a Universidade implantou o sistema de eleições online. O sistema foi testado e utilizado para eleições da coordenação e do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, ocorridas no dia 4 de maio e foi aprovado pelos usuários.

De acordo com o professor Ronaldo Luiz Mincato, presidente da Comissão Eleitoral do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, a eleição online apresenta vantagem em relação à forma presencial, principalmente, pela existência de uma única “urna” de votação para todos os campi. “Acho que deveria ser adotada nas futuras eleições na instituição, independentemente de pandemia, pois deixa o processo mais ágil e fortalece a liberdade de decisão do eleitor”, completa.

O sistema de votação online adotado pela UNIFAL-MG é o Helios voting, um software livre desenvolvido pelo pesquisador Ben Adida, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT (EUA). A ferramenta, além de viabilizar a realização de eleições pela Internet, oferece a possibilidade de auditoria aberta ao público (End-to-end voter verifiable – E2E).

Em relação à segurança do sistema, conforme explicou Marcelo Penha Fernandes, diretor do Núcleo de Tecnologia de Informação da UNIFAL-MG, o helios garante o segredo do voto, pois a criptografia segue os mesmos moldes da tecnologia de serviços bancários e codifica a escolha do eleitor antes de enviá-la ao servidor de dados, impedindo que o voto seja revelado de forma individualizada, alterado ou excluído. “A cada eleição, o sistema envia uma mensagem automática para a conta de e-mail do eleitor, contendo o endereço eletrônico, login e senha para votação. A senha enviada para cada eleitor não é de conhecimento de nenhum administrador do sistema, pois é gerada eletronicamente”, ressalta.

A implementação do sistema eletrônico de votação atendeu a demanda da Comissão Eleitoral Geral da UNIFAL-MG, devido à situação atual de distanciamento social necessário para contenção da pandemia de Covid-19. A presidente da comissão, Profa. Raquel Lopes Martins Souza, aprova o modelo de eleições online e completa: “O sistema se mostrou ágil, seguro, sigiloso e fácil de ser usado pelos servidores”.

As próximas eleições online já estão agendadas de acordo com os editais 01/2020 e 02/2020. No dia 25/05, os servidores escolhem seus representantes para o Conselho Universitário – Consuni, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – Cepe, Comissão Interna de Saúde do Servidor Público – CISSP e para os conselhos deliberativo e consultivo do Museu da Memória e Patrimônio. No dia 27/05 a eleição será para Comissão Própria de Avaliação – CPA. Para votação, cada servidor receberá via e-mail institucional login e senha para acesso às urnas eletrônicas. As inscrições para concorrer a uma vaga nos conselhos e comissões devem ser realizadas via Sistema Eletrônico de Informações – SEI até o dia 17/05/2020. Os editais estão disponíveis na página: www.unifal-mg.edu.br/portal/informacoes-sobre-eleicoes/.

De acordo com o NTI, o sistema poderá ser utilizado para qualquer tipo de eleição ou votação da UNIFAL-MG. As informações sobre o sistema estão disponíveis na página www.unifal-mg.edu.br/eleicoes/. A eleição online deve ser solicitada via Ordem de Serviço no SOS,  com o assunto Realização de Eleição.