Enem 2020: dirigentes das universidades federais e estaduais, do Cefet-MG e dos institutos federais do estado de Minas pedem adiamento do Enem 2020

O Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior (Foripes) de Minas Gerais lançou uma nota pública nesta segunda-feira (18), se posicionando pelo adiamento da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. A nota, intitulada “Pelo adiamento do Enem 2020” foi assinada por 19 dirigentes de instituições mineiras.

De acordo com a nota, a manutenção das datas atuais pode gerar graves prejuízos aos estudantes e às instituições de ensino superior. O Enem, por meio do Sistema de Seleção Simplificada (Sisu), é adotado como forma de ingresso em todas as instituições de Minas Gerais.

“A organização de um exame nacional que permite nivelar as oportunidades pela realização de uma mesma prova, torna um pouco mais equânime a competição entre alunos de escolas públicas e privadas, ricos e pobres”, aponta o Foripes.

Segundo o professor Sandro Amadeu Cerveira, reitor e representante da UNIFAL-MG no Foripes, a manifestação do fórum mostra a união dos dirigentes das instituições públicas de ensino superior do estado de Minas Gerais diante da importância do adiamento do Enem 2020. Conforme o reitor da UNIFAL-MG, a manutenção das datas pode ocasionar impactos negativos no ingresso de novos alunos nas universidades e institutos federais. “Além disso, os estudantes serão muito prejudicados e nós teremos um Enem com uma ‘competição’ inferior à aquela que poderia ter,  acentuando as desigualdades de acesso ao ensino superior”, completa.

No dia 11 de maio, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) também se manifestou contrária a realização do Enem 2020 nas datas anunciadas pelo Ministério da Educação. E, no dia 12 de maio, a União Nacional dos Estudantes (UNE) encaminhou uma solicitação coletiva de suspensão do calendário do Enem para diversos órgãos governamentais, incluindo o Ministério Público Federal e o Congresso Nacional. Acesse a notícia no link: https://bit.ly/3dKgwOT .

O Foripes é formado pelas universidades e institutos federais mineiros, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A nota completa pode ser acessada no link abaixo:

Foripes: Pelo adiamento do Enem 2020