Sistema de Bibliotecas da UNIFAL-MG disponibiliza acesso a cinco novas bibliotecas virtuais; conteúdos diversos estão disponíveis gratuitamente por tempo limitado

O distanciamento social necessário no enfrentamento da pandemia de Covid-19 ampliou a oferta de ferramentas de estudo mediadas por tecnologia de comunicação e informação. E, pensando nisso, muitas instituições têm incentivado os estudantes e professores a frequentarem bibliotecas virtuais. Na UNIFAL-MG, o Sistema de Bibliotecas (SIBI) tem mapeado oportunidades e buscado parcerias para ampliar o acesso da comunidade acadêmica a materiais disponíveis em bibliotecas e editoras.

No dia 18 de maio, o SIBI divulgou cinco novas possibilidades de acesso temporário a conteúdos gratuitos: a Biblioteca Digital Cengage e o Gale Reference Complete  estão disponíveis para acesso gratuito até o dia 30 de junho; a Gale eBooks e a Anatomia Humana 3D Interativa GALE  podem ser acessadas gratuitamente até o dia 13 de julho; e a Editora Springer também disponibilizou diversos e-books que podem ser acessados por links individuais disponíveis  nesse link.

De acordo com a bibliotecária Patrícia Conceição da Silva, diretora do Sistema de Bibliotecas da UNIFAL-MG, a disponibilização desses recursos é uma forma de auxiliar os discentes e professores na continuidade de atividades de ensino e pesquisa. Para ela, o maior benefício, além dos conteúdos, é a possibilidade de frequentar uma biblioteca sem a necessidade de sair de casa.

 “Com a restrição do acesso e de serviços das Bibliotecas, pela necessidade de distanciamento social como medida de prevenção à disseminação do coronavírus, uma das formas de continuar tendo acesso aos recursos informacionais é acessando o conteúdo disponível nas bibliotecas digitais e virtuais”, explica. Outra facilidade apontada pela bibliotecária é a facilidade de acessar às bibliotecas de qualquer lugar e por dispositivos móveis como celulares e tablets.

Outro ponto ressaltado pela diretora do SIBI/UNIFAL-MG é a importância da consulta a bibliotecas virtuais e sites confiáveis. “A pesquisa tem como objetivo produzir novos conhecimentos, contribuir para o avanço da ciência e desenvolvimento da sociedade, necessitando assim de informações e dados confiáveis. A internet ampliou o acesso à informação, no entanto nem todas as fontes de informações são confiáveis”, alerta.

As bibliotecas virtuais disponibilizadas oferecem conteúdos com assuntos diversos, como a Gale eBooks, a Biblioteca Digital Cengage e a Editora Springer. A biblioteca Anatomia Humana 3D Interativa GALE é direcionada a área de saúde e permite manipular e explorar modelos 3D, contribuindo para uma melhor visualização e entendimento da anatomia humana. A Gale Reference Complete oferece mais de 21.000 periódicos, mais de 2.600 eBooks publicados pela Gale e mais de 13 milhões de páginas de fontes primárias históricas nas mais diversas áreas.

Além das bibliotecas virtuais, o SIBI/UNIFAL-MG indica outras bibliotecas e repositórios nessa página. O SIBI também mapeou indicações de conteúdos sobre a Pandemia Covid-19 com acesso gratuito  e  cursos on-line.

Saiba como acessar as bibliotecas virtuais na página: Sistema de Bibliotecas da UNIFAL-MG.