Campus Poços de Caldas capacita docentes e discentes em ensino mediado por tecnologias; inscrições estão abertas aos servidores e aos estudantes de todos os campi da UNIFAL-MG

Com as medidas de distanciamento social adotadas nas instituições de ensino superior, o Ministério da Educação promulgou portarias autorizando a realização de aulas mediadas por tecnologias em substituição de aulas presenciais. Diante desse cenário, a UNIFAL-MG vai realizar no período de 1º a 12 de junho, por meio de webconferência, diversas ações para capacitação de docentes em ferramentas, sistemas e metodologias de ensino e aprendizagem mediadas. Para os discentes, estão previstas atividades até 25 de agosto.

O primeiro evento é o seminário “Caminhos para o ensino mediado pela tecnologia digital” direcionado aos docentes no dia 1º de junho. Esse seminário aborda questões conceituais sobre educação a distância, diferencia as propostas de trabalho virtual, remoto, digital, Ensino Remoto Emergencial (ERE), elearning, b-learning e, também, destaca a relação professor-aluno na modalidade EaD tradicional e na modalidade presencial mediada por tecnologias.

As atividades para os estudantes iniciam no dia 2 de junho. A proposta da primeira oficina, “Desmistificando o Moodle”, é apresentar as possibilidades do Moodle como o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) em resposta às dificuldades de muitos discentes na utilização da plataforma no processo de estudos. Além dessas duas atividades iniciais, o plano de capacitação oferece outras 5 atividades para os professores e outras 12 oficinas para os estudantes.

Para a pedagoga Amanda Rezende Costa Xavier, assessora pedagógica do Campus de Poços de Caldas, estamos vivendo um momento de excepcionalidade e, invariavelmente, motiva a discussão sobre a formação pedagógica e a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem. “Nesse sentido, todos nós precisamos nos formar, porque, ainda que muitos já tenham algum domínio e experiência no ensino híbrido, o próprio momento e contexto em que o processo de ensino e aprendizagem se dá nos exige novos saberes e competências”, completa.

O plano de formação foi organizado em seminários, mesas-redondas, painéis e oficinas. Além de professores e técnicos da UNIFAL-MG, o evento destaca ministrantes da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), da Universidade do Porto, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Fundação Universidade de Passo Fundo (UPF) e do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). O objetivo geral é baseado na construção do conhecimento sobre educação a distância em sentido lato, notadamente em relação ao modelo de ensino mediado por tecnologias, enquanto dispositivo de substituição ou adequação do espaço presencial da aula.

Sobre o plano de formação, que recebeu o título de “Espaços alternativos à sala de aula: o processo de ensino e aprendizagem mediado por tecnologias”, a pedagoga Amanda Xavier explica que o foco é a aprendizagem do estudante. “É nessa lógica que o plano de formação acontece: momentos de troca e de reflexão sobre a prática contextualizada, para que não somente construamos competências técnicas para mediar o ensino remoto, como também tomemos consciência da prática, e, com isso, apoiemos nossos alunos a aprenderem mais e melhor”, completa.

De acordo com o professor Francisco Xarão, pró-reitor de Graduação, o Projeto Local de Desenvolvimento Profissional Docente (PLDOC) do Campus de Poços de Caldas é uma importante contribuição para viabilizar as estratégias aprovadas pelo Colegiado da Prograd para retomada das atividades dos cursos de graduação por meio de tecnologias mediadas. “O primeiro passo para isso, é ampliar nosso processo de formação docente e discente para o uso dos meios tecnológicos disponíveis para oferta remota de conteúdos formativos e apoio à aprendizagem”, explica.

A proposta inicial do plano de formação era para atender o campus de Poços de Caldas e, devido a importância das formações no atual contexto, foi aberto para toda comunidade acadêmica. A inscrição nas capacitações para os servidores devem ser realizadas pelo sistema institucional de inscrições do Prodoc, na plataforma Sistemas Integrados do site da UNIFAL-MG. Para os estudantes, a inscrição é via formulário disponível no link: https://forms.gle/HKiqThjJNXY98f9V6.

Todas as atividades ocorrerão por meio da Plataforma RNP de videoconferência (https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/prodoc-pocos-unifal-mg) com transmissão também pelo canal oficial da UNIFAL-MG no Youtube.

A programação completa das capacitações pode ser acessada nas páginas:

Programação Servidores (Prodoc)

Programação Oficinas – Discentes