Pesquisadores criam aplicativo para diminuir o distanciamento social e compartilhar esperança durante a pandemia; ferramenta possibilita realizar e receber doações de itens essenciais

Com a proposta de diminuir o distanciamento social e compartilhar esperança neste período de pandemia, um grupo de pesquisadores do Brasil e da Inglaterra desenvolveu um aplicativo para conectar pessoas e instituições que desejam ajudar quem se encontra em situação de vulnerabilidade social. Um dos integrantes do grupo é o professor Gabriel Pessanha, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da UNIFAL-MG.

Captura da tela de cadastro do aplicativo

“Sharing4hope” é o nome da plataforma gratuita criada para aproximar doadores (#queroajudar) e beneficiados (#precisodeajuda). A ferramenta possibilita realizar e receber doações de itens essenciais como álcool, luvas e máscaras, além de alimentos. Os cadastrados podem receber e repassar orientações relacionadas à saúde e higiene, bem como ajudar pessoas do grupo de risco que necessitam fazer compras em mercados e farmácias, ou mesmo encontrar aulas on-line para se manterem conectados e ativos. “O aplicativo apresenta um mapa interativo onde é possível localizar facilmente as pessoas e instituições que precisam de ajuda ou dispostas a ajudar. Para isso, conta com um chat interno que possibilita a interação da comunidade e vizinhos. Todas as transações de doações são feitas pelos próprios indivíduos e instituições”, detalha Prof. Gabriel.

Segundo o pesquisador, para zelar pela segurança, a ferramenta tem um processo de cadastro que é validado por diferentes meios, como endereço, identidade, mídias sociais, e-mail e foto de identificação.

(Foto: arquivo pessoal do Prof. Gabriel Pessanha)

O desenvolvimento da ferramenta é uma iniciativa do professor Gabriel em parceria com pesquisadores da Universidade de Lancaster (Inglaterra), da UFLA e da Faculdade Pitágoras. “A ideia é resultado de contatos com alguns pesquisadores parceiros que conheci durante meu pós-doutorado, desenvolvendo modelos de previsão de análise”, conta.

Conforme Prof. Gabriel, a ferramenta foi lançada inicialmente no Brasil, mas há previsão de ser lançada também na Inglaterra, na Alemanha e no Oriente Médio. “Lançamos aqui para identificar primeiro como será a usabilidade do aplicativo, corrigir possíveis problemas e depois implementar outras línguas, para potencializar o uso da ferramenta internacionalmente”, diz, informando que o aplicativo já está disponível também em Inglês e Espanhol.

Qualquer pessoa ou instituição que queira participar já pode fazer o download do aplicativo na Google Play. Em breve, o aplicativo também estará disponível na Apple Store.

Saiba mais sobre o “Sharing4hope” no site http://www.sharing4hope.com.br/

Confira vídeo abaixo com a apresentação do aplicativo: