Em tempos de distanciamento social, UNIFAL-MG realiza primeira formatura por webconferência; a solenidade foi realizada na sexta-feira (29) com transmissão ao vivo pelo Youtube

Na última sexta-feira (29), a UNIFAL-MG realizou a primeira formatura por meio de webconferência. Na cerimônia, realizada via sistema da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e transmitida pelo Youtube, dezoito formandos dos cursos de Biomedicina, Ciências Biológicas, Farmácia, Fisioterapia, Geografia, Nutrição, Química e Pedagogia colaram grau e concluíram a graduação. De maneira solene, o grau de bacharéis e bacharelas e de licenciado, foi requerido pela então formanda, Lívia do Nascimento Santana, do curso de Farmácia, que prestou o juramento solene.

A cerimônia de Colação de Grau foi presidida reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira.

A solenidade foi presidida pelo reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, com participação dos coordenadores dos cursos. Em seu discurso, o reitor ressaltou a importância da formatura não apenas por ser a primeira realizada por meio de tecnologias mediadas, mas pelo contexto atual. “Esse tempo ficará marcado nas nossas vidas e na história da humanidade como um todo. Uma grande pandemia global, que tem nos feito e que nos obriga a repensar os nossos fazeres, as nossas práticas e os nossos esforços, inclusive a nossa forma de educar e ser Universidade”.

Nesse mesmo sentido, foi o pronunciamento do professor Bruno Martins Dala Paula,

A mensagem aos formandos foi realizada pelo professor Bruno Bruno Martins Dala Paula, coordenador do curso de Nutrição.

coordenador do curso de Nutrição. “Ter um diploma de um curso de graduação de uma universidade pública brasileira não é tarefa simples, ainda mais considerando o contexto político, social e econômico ao qual o Brasil passa e, como se não bastasse, a humanidade ainda enfrenta a pandemia da Covid-19 e como medida de segurança e proteção à vida, foram realizadas limitações e restrições a determinadas atividades que consequentemente alteram a dinâmica de ensino na reta final da formação de vocês”, ressaltou.

Juliana Reiff Campanelli, do curso de Química, foi a oradora da formatura.

Mesmo com a realização por  webconferência, a formatura teve os momentos de emoção tradicionais  como disse a oradora dos cursos Juliana Reiff Campanelli. “Mesmo sendo ‘virtual’, não deixa de ser o momento de conclusão de uma das fases mais bonitas e de maior crescimento da minha vida! Eu sou muito grata a UNIFAL-MG por tudo o que passei, por tudo que aprendi e pelas pessoas que fizeram parte dessa caminhada. Então, não tem como não ficar emocionada”, disse a graduada em Química.

Em seu discurso emocionado, Juliana Reiff agradeceu aos professores, aos amigos e colegas, aos servidores da UNIFAL-MG e aos pais. E, em seu agradecimento à Universidade ela destacou: “Todos nossos agradecimentos, à UNIFAL-MG, por ter nos acolhido e ensinado a sermos pessoas melhores, a nos encorajar a correr atrás dos nossos sonhos e nos impulsionar a sermos sempre muito felizes! Sem dúvidas, é a nossa segunda casa!”.

Na solenidade de formatura, o professor Sandro Cerveira lembrou que mais de 90% da produção científica brasileira é originada das universidades públicas. “Nós estamos no meio de uma pandemia global que só será enfrentada e que só será resolvida por meio da ciência”, pontou. Segundo ele, o atual cenário deixa claro o quanto é necessário que a ciência, em todas as áreas, seja respeitada e reconhecida. “Quando nós falamos da importância do afastamento social, do isolamento social e, eventualmente, até da quarentena, nós não estamos fazendo isso com base no achismo. Nós fazemos isso com base no conhecimento científico que nos permite salvar vidas através dessas decisões. E, nesse sentido, a Universidade é fundamental, pois é ela que produz a ciência em nosso país”, finalizou.

Lívia do Nascimento Santana, do curso de Farmácia, foi a juramentista da cerimônia.

Outro momento marcante na cerimônia foi o juramento proferido por Lívia do Nascimento Santana, do curso de Farmácia. O juramento geral dos cursos da UNIFAL-MG é baseado nos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, presentes no artigo 3º da Constituição Federal. Por meio do juramento solene, o profissionais graduado pela Universidade jura ser fiel aos preceitos da ética, da liberdade e da diversidade; jura respeitar e defenderem os direitos humanos; jura contribuir para o desenvolvimento nacional, para a erradicação da pobreza, da marginalização e para a superação das desigualdades sociais e regionais; e, com ênfase, jura exercer a profissão buscando a construção de uma sociedade livre, justa e solidária.

A primeira formatura por meio de webconferência da UNIFAL-MG foi organizada pelo Departamento de Registros Gerais e Controle Acadêmico (DRGCA) com apoio do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI). Esse formato de solenidades de colação de grau será adotado enquanto durar o período de distanciamento social indicado pelos especialistas e órgãos de saúde nacionais e internacionais.