UNIFAL-MG vai realizar audiência pública por webconferência nos dias 15, 16 e 17/06; em pauta estarão ações de enfrentamento à Covid-19 e informações sobre atividades administrativas e acadêmicas à comunidade

Quer saber o que a UNIFAL-MG tem feito para enfrentar a pandemia da Covid-19? Agende-se para acompanhar a audiência pública que acontece nos dias 15, 16 e 17/06. O evento “Universidade em Tempos de Pandemia” irá apresentar as ações institucionais, de ensino, pesquisa e extensão no enfrentamento da pandemia durante o período de afastamento social. As audiências ocorrerão via webconferência, com transmissão pelo canal oficial da UNIFAL-MG no YouTube.

A iniciativa de realizar a audiência pública partiu da própria Reitoria e Pró-Reitorias, que identificaram a necessidade de dar maior visibilidade às ações que vêm sendo empreendidas pela Universidade. “A ideia de uma audiência pública surgiu do diálogo com os colegas que estão na gestão e demais colegas da Universidade, que têm visto as diferentes ações nos nossos canais de comunicação, comunicados e até mesmo na imprensa de uma forma geral, e que sentiram a necessidade e a importância de que nós sistematizássemos essas informações em uma apresentação que fosse aberta a toda sociedade”, explica o reitor, Prof. Sandro Amadeu Cerveira.

Segundo o reitor, a relevância do evento reside no fato de possibilitar maior transparência nos projetos das unidades acadêmicas e administrativas da Instituição, envolvendo docentes, discentes e técnicos administrativos, bem como potencializar as diversas ações. “Considero essa ideia de uma audiência pública muito importante por dois motivos principais: primeiro é a questão da transparência. A universidade pública é um exemplo nessa direção porque tem a responsabilidade de tornar seus atos conhecidos, transparentes e auditáveis, e também fazer com que sejam devidamente compreendidos pela sociedade”, explica Prof. Sandro, enfatizando que os esforços de comunicação da Universidade, só têm a ganhar com a audiência.

“O outro motivo tem a ver com a própria potencialização das ações que estamos realizando. Cada um de nós, em cada unidade acadêmica, pró-reitoria e na Reitoria como um todo, temos realizado ações, e na medida em que essas ações são conhecidas e compartilhadas dentro da comunidade e com a comunidade externa, têm chance de ganhar sinergia em coordenação e também em potencial de alavancar o próprio funcionamento de cada uma dessas ações”, argumenta.

A programação prevê na segunda-feira (15), às 15h, apresentação das ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela UNIFAL-MG e assuntos relacionados à retomada das atividades acadêmicas da graduação por meio de tecnologias mediadas, aprovada pela Resolução 04/2020 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) no dia 03 de junho.

Na terça-feira (16), também às 15h, o objetivo da audiência é prestar informações referentes à gestão de pessoas, administração, planejamento e assistência estudantil. Neste dia,  serão apresentadas as ações realizadas no âmbito das pró-reitorias administrativas da UNIFAL-MG, como a Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), que, de acordo com o pró-reitor, Lucas Cezar Mendonça, pretende abordar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Orçamento da Universidade e como ficam as obras previstas para a Instituição.

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) deverá apresentar o impacto da Lei Complementar 173 de 27/05/2020, que, conforme a pró-reitora, Profa. Juliana Guedes, impõe restrições na despesa de pessoal durante a pandemia. A pró-reitora deverá abordar também como será a nova realidade de volta ao trabalho presencial, com a possibilidade de revezamento e escala, entre outros temas ligados à gestão de pessoas.

O encerramento será na quarta-feira (17), a partir das 09h, com o relato síntese de conclusão de todos os temas abordados durante os três dias de audiência, programação local que integrará o 1º Congresso da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), cujo tema é “Realidade e Futuro da Universidade Federal”.

O QUÊ: audiência pública “Universidade em Tempos de Pandemia”
QUANDO: 15, 16 e 17 de junho (15 e 16 às 15h; e dia 17 às 09h)
ONDE: canal oficial da UNIFAL-MG no YouTube