Time da UNIFAL-MG compete com três soluções inovadoras na Liga Principal do Evento Nacional Enactus Brasil 2020

O time da Enactus UNIFAL-MG foi selecionado para participar do maior acontecimento de Empreendedorismo Social do país, o Evento Nacional Enactus Brasil (ENEB), que neste ano será on-line, por meio de lives e outras experiências virtuais, durante os dias 14, 15 e 16 de julho. Com o tema “Conectados com o mesmo propósito”, o evento reúne estudantes, professores e empresários de todo o país em uma rede de colaboração, conhecimento e competição. Esta é a terceira vez que o time da UNIFAL-MG participará da liga principal, competindo com três propostas que foram desenvolvidas com a comunidade de Alfenas durante o segundo semestre de 2019 e o primeiro semestre de 2020.

Segundo o presidente da Enactus UNIFAL-MG, Luiz Felipe Xavier, a organização está presente em 37 países, sendo que no Brasil o programa acontece em 120 universidades. “Somos uma rede de estudantes, líderes executivos e líderes acadêmicos. Fornecemos uma plataforma para os universitários criarem projetos de desenvolvimento comunitário que colocam a capacidade e o talento das pessoas em foco. Com isso, nossos estudantes fazem da ação empreendedora uma ferramenta que transforma vidas”, disse.

Com esse propósito, o time desenvolveu três soluções inovadoras que serão apresentadas no ENEB 2020: Vitrine do Bem, Botando Reparo e Hope. A primeira surgiu no contexto da pandemia, que aumentou o número de pessoas com dificuldades econômicas, bem como a necessidade de equipamentos de proteção individual e recursos para prevenção da covid-19. A equipe criou, então, o perfil @vitrinedobem a fim de mobilizar a população para oferecer serviços voluntários e doações de valores simbólicos e/ou roupas, alimentos e produtos de higiene.

A UNIFAL-MG será a única universidade do Sul de Minas Gerais, dentre instituições públicas e privadas, com um time na Liga Principal. (Crédito da imagem: Enactus UNIFAL-MG)

A outra iniciativa, Botando Reparo, se refere à criação de um aplicativo que mapeia costureiras de Alfenas. O objetivo é facilitar a interação da comunidade com as costureiras por meio da tecnologia, aumentando a renda mensal delas, bem como empoderá-las em 2 anos. “O app vai conter um mapa onde você poderá encontrar a costureira mais próxima. E quando você selecionar a costureira, além de ter em mãos os dados para entrar em contato com a profissional, no nosso app você também vai encontrar a história daquela costureira, afinal, atrás de cada máquina de costura existe uma história de vida”, contou Luiz Felipe.

Já o projeto Hope tem a intenção de fomentar a cultura do bem-estar, melhorando a qualidade de vida e o desempenho de estudantes e profissionais. O projeto oferece atividades que promovem relaxamento, autoconhecimento, divertimento e bem-estar, como oficinas de origami, massagem, apresentações musicais, acupuntura e aromaterapia.

De acordo com a organização do ENEB, no ano passado, mais de 1500 participantes estiveram na edição realizada em São Paulo. Com o ENEB virtual e sem barreiras geográficas, a expectativa é reunir um número ainda maior de interessados no tema Empreendedorismo Social Jovem. Durante o evento, no momento da competição, os times se apresentarão e serão avaliados por uma banca de juízes composta por CEOs, líderes de negócios e profissionais experientes do mercado brasileiro.

“Assim como no mundo dos negócios, acreditamos que a competição estimula a criatividade e recompensa resultados. Para a Enactus, isso significa mais vidas impactadas. O time campeão nacional avança para a prestigiada Enactus World Cup, e tem a oportunidade de vivenciar a celebração da excelência e colaboração com os times dos outros 36 países”, finaliza Luiz Felipe.

Os estudantes integrantes do Projeto Enactus UNIFAL-MG estão sob orientação das professoras conselheiras Márcia Paranho Veloso, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, e Iara Baldim Rabelo Gomes, da Faculdade de Medicina.