Pró-Reitoria de Graduação divulga cronograma e instrução normativa com procedimentos do Ensino Remoto Emergencial (ERE); início das atividades remotas está previsto para o dia 3 de agosto

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) divulgou a Instrução Normativa nº 1 de 22 de junho de 2020, com os procedimentos para oferta opcional do Ensino Remoto Emergencial (ERE).  O documento ressalta que os docentes deverão informar ao Colegiado do curso a possibilidade de retomada das disciplinas, unidades curriculares ou módulos ofertados no 1º semestre de 2020, e também sobre a oferta de novas disciplinas.

Para orientar os docentes na oferta de disciplinas, a Prograd também disponibilizou um Roteiro Didático para Ensino Remoto Emergencial, no qual o docente deverá informar o conteúdo programático, o cronograma das atividades e a proposta avaliativa.

De acordo com a nova resolução,  o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) a ser utilizado para oferta das atividades assíncronas do ERE será a plataforma Moodle, já utilizada pela UNIFAL-MG e disponível no Sistema Acadêmico. Para atividades síncronas, ou seja, aquelas com interação imediata entre os participantes, a recomendação da Prograd é a utilização do Google Meet. Essa ferramenta da Google será disponibilizada pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI).

A Prograd também divulgou o Cronograma com datas referentes ao ERE. A solicitação de retomada de atividades de disciplinas ofertadas em 2020/1 e das novas disciplinas optativas, eletivas ou especiais, com envio do roteiro didático, deve ser realizada pelos docentes até do dia 6 de julho. A aprovação deve ocorrer até 18 de julho e, até o dia 20/07, o Colegiado do curso deve informar aos discentes e docentes quais disciplinas serão retomadas em ERE. O início das atividades letivas pelo ERE será no dia 3/08.

Confira a  Instrução Normativa nº 1, o Cronograma do ERE e roteiro didático,  nos links abaixo:

Instrução Normativa nº 1 de 22 de junho de 2020

Cronograma de oferta em ERE

Roteiro Didático para Ensino Remoto Emergencial

Acesse também as resoluções do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe):

Resolução nº 07, de 09 de junho de 2020

Resolução nº 04, de 03 de junho de 2020