Estudantes de Biotecnologia, Ciência da Computação, Engenharia Ambiental, Engenharia Química, Farmácia, Geografia, Letras e Pedagogia colam grau em cerimônia on-line; evento foi transmitido pelo canal oficial da UNIFAL-MG, no Youtube

Devido à necessidade de distanciamento social como forma de prevenção e contenção da pandemia de Covid-19, a UNIFAL-MG adotou o sistema de webconferência para solenidades de colação de grau. Na sexta-feira (26), a Instituição realizou a segunda cerimônia nesse formato e graduou novos profissionais em Biotecnologia, Ciência da Computação, Engenharia Ambiental, Engenharia Química, Farmácia e Geografia (bacharelado), Letras e Pedagogia. A formatura pode ser assistida no canal oficial da UNIFAL-MG no Youtube.

Além dos formandos, do reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, os coordenadores e coordenadoras dos cursos participaram da solenidade. O juramento foi proferido por Isabella Fonseca Fernandes, graduada em Farmácia e o orador da formatura foi o geógrafo Gabriel Silveira Faria.

Em seu discurso, Gabriel Faria ressaltou que os projetos de extensão e a iniciação científica levam os universitários para além da universidade e contribuem para aprofundar os conhecimentos dos estudantes. “Sou imensamente grato a todos que passaram em minha vida nesse tempo da graduação e levo com carinho no peito a oportunidade de poder me formar na UNIFAL-MG. Agradeço a todos aqueles que, mesmo não conhecendo, de alguma forma, mantém a Universidade Publica em pé”, enfatizou.

O discurso de homenagem aos formandos foi realizado pela professora Rosângela Rodrigues Borges, coordenadora da licenciatura em Letras. Na ocasião, ela fez uma reflexão sobre o acesso ao ensino superior, destacando a importância das cotas nas universidades públicas. Durante sua fala, Rosângela Borges questionou: “Queremos um Brasil de todos que, na verdade, é de poucos ou um Brasil para todos, verdadeiramente?”. E, dirigindo diretamente aos formandos, perguntou: “O que você pode fazer para que o Brasil seja um país para todos e não um país de alguns?”.

A coordenadora ainda apontou a necessidade do cumprimento do Artigo 3º da Constituição Federal que dispõe sobre os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil. “Assim, cabe perguntar: nós, cidadãos brasileiros, desejamos uma sociedade livre, justa e solidária para todos verdadeiramente, desejamos que todos tenham direito à saúde, à educação, ao lazer, à cultura, ao saneamento básico, à moradia, a bens de consumo, dentre eles, ir para a Disney e ter um Iphone, inclusive?”, questionou.

A mensagem da professora Rosangela Borges aos formandos reforçou o estabelecido no juramento geral dos cursos de graduação, adotado em 2018. Esse juramento foi baseado no Artigo 3º, da Constituição e, por ele, o profissional graduado pela UNIFAL-MG jura ser fiel aos preceitos da ética, da liberdade e da diversidade; jura respeitar e defender os direitos humanos; jura contribuir para o desenvolvimento nacional, para a erradicação da pobreza, da marginalização e para a superação das desigualdades sociais e regionais; e, com ênfase, jura exercer a profissão buscando a construção de uma sociedade livre, justa e solidária.

No encerramento da cerimônia de colação de grau, o professor Sandro Cerveira, explicou o contexto do juramento geral dos cursos de graduação e pediu aos novos profissionais formados pela UNIFAL-MG:  “Eu quero fazer o apelo para que este juramento que vocês fizeram esteja guardado no seu coração […] e que você não esqueça jamais que o fim último de sua profissão é construir uma sociedade mais livre, mais justa e mais solidária e, se vocês mantiverem esse objetivo nos seus corações, vocês terão cumprido um sentido importante da sua existência e a universidade terá cumprido o seu papel”, finalizou.

As próximas formaturas da UNIFAL-MG serão dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Engenharia Ambiental, Engenharia de Minas e Engenharia Química, do campus Poços de Caldas. As solenidades estão agendadas para as 10h e 14h do dia 3 de julho, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da UNIFAL-MG, no Youtube: www.youtube.com/unifalmgoficial.