Acadêmicos do curso de Farmácia lançam “Guia de Prevenção da Doença Renal Crônica”; e-book está disponível para download gratuitamente

Com o objetivo de fornecer informação de qualidade, com linguagem clara e objetiva para pacientes e profissionais de saúde não médicos, os formandos do curso de Farmácia da UNIFAL-MG, Giovany Lourenço de Lima e Daiani Maira Quintino de Paula, elaboraram o Guia de Prevenção da Doença Renal Crônica. Resultado de um trabalho de conclusão de curso desenvolvido com base nos atendimentos realizados no Consultório Farmacêutico da Central de Distribuição de Medicamentos de Alfenas, o guia foi registrado na Biblioteca Nacional e está disponível na seção de e-books do Sistema de Bibliotecas da Universidade.

De acordo com a orientadora do trabalho, a professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Luciene Alves Moreira Marques, muitos dos pacientes atendidos no consultório são idosos, possuem diabetes mellitus e/ou hipertensão arterial, alguns dos fatores de risco para o desenvolvimento da doença renal crônica. “A escolha do tema se baseou no fato de que durante as consultas farmacêuticas, percebemos que muitos pacientes não tinham conhecimento dos fatores de risco para doença renal crônica. Sendo assim, os acadêmicos fizeram um levantamento de quantos pacientes tem fatores de risco e qual a sua provável classificação de doença renal crônica, utilizando-se a Diretriz do Ministério da Saúde sobre esse tema”, contou a docente.

A discente Daiani, relatou que durante os atendimentos ao tratar do tema boa parte dos pacientes não sabiam que já possuíam algum grau de comprometimento renal. Segundo ela, o guia é uma ferramenta importante neste processo de educação e mudança de hábito: “acreditamos que uma doença só pode ser bem tratada e apresentar melhora ou estabilização, quando o paciente conhece minimamente suas características”.

Já Giovany afirmou que a experiência da farmácia clínica fez com que identificasse a necessidade dos pacientes, além de perceber como cada um deles é único. “Percebi que a maioria faz uso de grandes quantidades de medicamentos devido à diversas patologias. Sendo elas crônicas ou não, saliento que o uso indiscriminado de medicamentos, associado aos hábitos de vida e a susceptibilidade à patologias, é um risco sério a saúde e no caso à função renal”, reforça o acadêmico.

O acesso ao guia é gratuito e está disponível para download no site do SIBI/UNIFAL-MG (Crédito da imagem: reprodução da capa)

Para ele, a realização do trabalho foi uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional: “conhecer de perto os problemas vivenciados pelos pacientes fez com que fôssemos mais a fundo em estudos e pesquisas, relacionando a vivência com a ciência, para então criar um guia acessível”. Daiani destaca ainda o papel gratificante e enriquecedor da produção do e-book: “pacientes que até então não conheciam suas condições de saúde por completo, tinham dificuldades em estabelecer o tratamento e desconheciam todo o manejo clínico, agora podem ter uma orientação melhor com a ajuda do Consultório Farmacêutico e o Guia de Prevenção da Doença Renal Crônica. Entendemos que estamos no caminho certo, já que o profissional da saúde deve ser uma ponte entre o paciente e seu tratamento”.

Criado para orientar as pessoas portadoras de doença renal crônica e seus cuidadores, o guia também é um aliado para fazer o público entender mais sobre a patologia e, assim, atuar com medidas de prevenção. O material reúne informações sobre as características da doença, alimentação adequada, tratamento e medicações.

O professor da Faculdade de Medicina e especialista na área, Dr. Eli Ávila Souza Júnior, comentou a importância da iniciativa e parabenizou os estudantes pela produção do guia: “de fato trata-se de uma doença muito mórbida, envolvida por inúmeros fatores de risco que são preveníveis; uma vez esclarecidos à população, de uma forma simples e didática, como exposto no material, criará um alerta importante a sociedade”.

Os interessados em fazer o download do e-book devem acessar o link: www.unifal-mg.edu.br/bibliotecas/ebooks