Cursinhos preparatórios para o Enem da UNIFAL-MG retomam atividades de forma remota no segundo semestre

Estudantes dos cursinhos preparatórios para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) poderão retomar as atividades em todos os campi da UNIFAL-MG de maneira remota a partir de julho. Foram feitas pesquisas com os cursistas e reuniões com as coordenações e bolsistas a fim de planejar o funcionamento dos projetos durante a pandemia da Covid-19.

Desde a suspensão das aulas presenciais, a coordenação do programa de extensão da Universidade tem realizado reuniões semanais com o objetivo de estabelecer trocas de experiências e o andamento dos projetos existentes em Alfenas, Varginha e Poços de Caldas. “Entendemos que a retomada das atividades, ainda em 2020, era urgente e necessária frente a situação atual e o compromisso social do programa com a diminuição das desigualdades no acesso ao ensino superior. Assim, com reuniões semanais com as coordenações locais, iniciamos o planejamento das atividades remotas”, afirmou a Profa. Andréa Cardoso, coordenadora do programa.

Apesar do Enem ter sido adiado devido ao novo coronavírus, a docente lembra que em breve o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deve divulgar a nova data e que a atuação do programa vai além da preparação de jovens e adultos para o exame. “Atender a demanda dos estudantes de escolas públicas e da EJA está entre nossos principais objetivos, mas, promover a integração dos estudantes nas atividades da UNIFAL-MG, divulgar nossos cursos, construir vínculos entre a Universidade e a sociedade local, e contribuir para a formação de professores por meio de experiências de práticas de ensino, também faz parte das ações dos projetos”, ressalta a Profa. Andréa.

Reunião dos coordenadores dos projetos, realizada em 26 de junho. De cima, iniciando à esquerda: Elias Ribeiro da Silva (coordenador do Projeto em Alfenas), Antonio Donizetti G. de Souza (coordenador do Projeto em Poços de Caldas), Luisa Dias Brito (coordenadora do Curso de Formação), Lívia Nascimento Monteiro (coordenadora adjunta do Curso de Formação), Ana Carolina Guerra (coordenadora do Projeto em Varginha) e, no canto superior à direita, a Profa. Andréa.

O campus de Poços de Caldas foi o primeiro a retomar as atividades: os bolsistas lançaram o blog “Cursinho Saberes” em 22 de junho. Na página são disponibilizados materiais, aulas e exercícios do Enem, além de orientações aos estudantes. As interações com os cursistas ocorrem diariamente por meio de plantões de dúvidas no próprio blog e também pelo WhatsApp. O projeto local também possui um canal no Youtube para a inserção e  disponibilização de videoaulas aos estudantes.

No campus de Varginha, as aulas remotas começam no dia 13 de julho, por meio da plataforma Google Classroom. Por meio da plataforma serão ministradas as aulas, disponibilizados materiais e realizados simulados. A interação com os cursistas acontecerá ainda pelo Instagram @aprendendoaprenderunifal, e também pelo WhatsApp. Para mais informações, acesse as redes sociais do PET-BICE neste site ou envie um e-mail para: aprendendoaprenderunifal@gmail.com.

Em Alfenas, as atividades do Cursinho Êxito terão início a partir do dia 20 de julho também pela plataforma Google Classroom,  com disponibilização de materiais e avaliações. Haverá ainda a divisão dos cursistas em grupos menores, cada um sob a tutoria de um bolsista-professor, que acompanhará o desenvolvimento das atividades do grupo por meio do WhatsApp. Outras informações estarão disponíveis no site do cursinho e na página do Facebook. As dúvidas devem ser enviadas para o e-mail: cursinhounifalmg@gmail.com.

A expectativa é que o programa promova um encontro remoto com todos os bolsistas no mês de agosto para troca de experiências e maior integração entre os projetos. Segundo a coordenação, o programa vem traçando estratégias para a retomada das atividades para que os estudantes dos cursinhos possam ser atendidos da melhor maneira possível durante o período da pandemia.