Seleção de professores(as) supervisores(as) para o PIBID

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de professores(as) supervisores(as) para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

São 18 vagas (distribuídas conforme item 3.2) destinadas a professores(as) que ministram aulas nas escolas públicas selecionadas pelas Secretarias de Educação estadual e municipal, distribuídas com base em convênio firmado previamente, nas áreas de Alfabetização, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Física, Geografia, História, Letras Português, Letras Línguas Estrangeiras, Matemática e Química.

Para participar, é necessário que o(a) professor(a) supervisor(a) preencha os requisitos abaixo:

• a) Ser brasileiro(a);
  • b) Ser aprovado(a) em processo seletivo do programa realizado pela IES;
  • c) Possuir licenciatura na área do subprojeto;
  • d) Possuir experiência mínima de 2 anos no magistério na educação básica;
  • e) Ser professor(a) na escola-campo e estar atuando em sala de aula na área do subprojeto;
  • f) Possuir disponibilidade de 32 horas mensais para realizar as atividades previstas para sua atuação no projeto, que serão realizadas na própria escola, na UNIFAL-MG e/ou em outros locais conforme demanda da equipe;
  • g) Participar como coformador(a) do(a) bolsista de iniciação à docência, em articulação com o(a) coordenador(a) de área;
  • h) Comprometer-se a estar disponível na escola para encontros semanais, de pelo menos 2 horas, com os(as) bolsistas;
  • i) Ter disponibilidade para acompanhar os(as) bolsistas no turno em que as atividades serão desenvolvidas na escola;
  • j) Ter disponibilidade das tardes de quinta-feira para participar de reuniões com a coordenação institucional e com coordenadores de área do PIBID/UNIFAL-MG, convocadas com antecedência;
  • k) Firmar termo de compromisso por meio de sistema eletrônico próprio da Capes.
  • l) Possuir currículo cadastrado na plataforma CAPES de Educação Básica, disponível no endereço: https://freire2.capes.gov.br/portal/.

Os(as) selecionados(as) receberão uma bolsa no valor de R$765,00, com vigência a partir do dia 03/08/2020 e duração máxima de 18 meses.

As inscrições devem ser realizadas até 20 de julho, exclusivamente, por meio do preenchimento do formulário disponível em:

Para mais informações, acesse o Edital 15/2020 e as retificações na página do Pró-Reitoria de Graduação.