Seleção de discentes para o PIBID

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) divulgou o edital de seleção de discentes para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Os interessados devem se inscrever até 20/07/2020.

Destinadas a discentes que atuarão em escolas públicas de Educação Básica (estaduais e municipais) sediadas em Alfenas, distribuídas com base em convênio firmado previamente com as escolas-parceiras, as vagas ofertadas são para os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Física, Geografia, História, Letras Português, Letras Línguas Estrangeiras, Matemática, Pedagogia e Química.

São 144 vagas para bolsistas e 36 vagas para voluntários (distribuídas conforme o item 3.2 do Edital), nas quais podem se inscrever os(as) alunos(as) regularmente matriculados nos cursos de licenciatura da UNIFAL-MG que atendam aos seguintes critérios:

• a) Ser brasileiro ou possuir visto permanente no País;
  • b) Estar em dia com as obrigações eleitorais;
  • c) Estar regularmente matriculado em curso de licenciatura da UNIFAL-MG, na área do subprojeto;
  • d) Ter concluído no máximo 50% da carga horária regimental do curso de licenciatura ao ingressar no programa;
  • e) Ser aprovado em processo seletivo realizado pela UNIFAL-MG;
  • f) Dedicar pelo menos 32 horas mensais para as atividades do PIBID;
  • g) Firmar termo de compromisso por meio de sistema eletrônico próprio da CAPES;
  • h) Não se encontrar em situação de afastamento das suas atividades acadêmicas, exceto nos casos de licença maternidade;
  • i) Possuir currículo cadastrado na plataforma CAPES de Educação Básica, disponível no endereço: https://freire2.capes.gov.br/portal/
  • j) Não usufruir de qualquer outra bolsa institucional, exceto auxílios.
  • k) O discente que possuir vínculo empregatício ou estiver realizando estágio remunerado poderá ser bolsista do PIBID, desde que não tenha relação de trabalho com a UNIFAL-MG ou com a escola-campo.

A seleção será realizada com base na classificação dos(as) candidatos(as), de acordo com o formulário preenchido e avaliação das respostas por cada área.

Inscrições exclusivamente por meio de preenchimento do formulário, o qual está disponível em:

Para mais informações, acesse o Edital 14/2020 e as retificações na página do Pró-Reitoria de Graduação.