Projeto “Alunos Conectados” concederá chips de telefonia celular com pacote de dados 2G, 3G ou 4G a discentes de graduação e pós-graduação; os interessados devem se inscrever para a 2ª chamada do projeto

A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace/UNIFAL-MG) divulgou, no domingo (09/08), a primeira chamada de interesse para o projeto “Alunos Conectados”, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, o qual consiste na cessão de chip de telefonia celular, com pacote de dados variável, a estudantes em situação de vulnerabilidade. O primeiro pedido de chip foi realizado na segunda-feira, dia 10/08. O formulário de solicitação continua aberto para novas chamadas de aquisição.

As condições para participar são estas:

  • Ser estudante de graduação cadastrado no programa de Assistência Prioritária;
  • Ter sido estudante de graduação cadastrado no programa de Assistência Prioritária, com perfil de 0 a 15. Podem solicitar, também, os estudantes com suspensão ou cancelamento por tempo de gozo ou baixo rendimento;
  • Ser estudante de graduação com matrícula de ingresso por cota de renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (L1, L2, L9, L10);
  • Ser estudante de Pós-Graduação que possa comprovar ter renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, pela apresentação de documentação comprobatória no módulo exclusivo do Sistema de Assistência Estudantil.

Os estudantes deverão solicitar o chip informando seus dados pelo formulário on-line disponível neste endereço eletrônico. Ao fazer a solicitação, é necessário que o discente aceite o compartilhamento de seu cadastro e fluxo de dados com a RNP e com a operadora de telefonia.

Os chips serão entregues pela UNIFAL-MG nos campi Sede, Poços de Caldas e Varginha, em data e local informados após o recebimento dos chips pela Instituição ou pelas lojas credenciadas da Algar Telecom®.

Sobre a cobertura de internet

Inicialmente, os municípios participantes são:

REGIÃO UF NOME DO MUNICÍPIO ATENDE TECNOLOGIA
CENTRO-OESTE GO Itumbiara Sim 2G – 3G – 4G
SUDESTE MG Andradas Sim 3G
SUDESTE MG Araxá Sim 3G
SUDESTE MG Bom Despacho Sim 3G
SUDESTE MG Campina Verde Sim 2G – 3G – 4G
SUDESTE MG Divinópolis Sim 3G – 4G
SUDESTE MG Iguatama Sim 2G – 3G
SUDESTE MG Inconfidentes Sim 3G
SUDESTE MG Ituiutaba Sim 2G – 3G – 4G
SUDESTE MG Iturama Sim 2G – 3G – 4G
SUDESTE MG Maravilhas Sim 2G – 3G
SUDESTE MG Monte Carmelo Sim 3G
SUDESTE MG Monte Santo de Minas Sim 2G – 3G
SUDESTE MG Nova Serrana Sim 2G – 3G – 4G
SUDESTE MG Oliveira Sim 3G
SUDESTE MG Papagaios Sim 2G – 3G
SUDESTE MG Passos Sim 3G
SUDESTE MG Patos de Minas Sim 2G – 3G – 4G
SUDESTE MG Patrocínio Sim 3G
SUDESTE MG Piracema Sim 3G
SUDESTE MG Piumhi Sim 3G
SUDESTE MG Poços de Caldas Sim 3G – 4G
SUDESTE MG Pouso Alegre Sim 3G – 4G
SUDESTE MG Rio Paranaíba Sim 2G – 3G
SUDESTE MG Uberaba Sim 2G – 3G – 4G
SUDESTE MG Uberlândia Sim 2G – 3G – 4G
SUDESTE MG Varginha Sim 3G
CENTRO-OESTE MS Paranaíba Sim 2G – 3G – 4G

Quando novas cidades estiverem na cobertura, a Prace irá atualizar as informações da chamada.

É válido reforçar que as solicitações podem ser feitas mesmo por estudantes não residentes nos municípios já cobertos, uma vez que a RNP tem expectativa de cobrir todo o território nacional nos próximos dias, embora ainda não tenha divulgado as datas para novas aquisições.

Para os estudantes assistidos pelo Programa de Assistência Prioritária ainda não cobertos pelo programa, continuará sendo oferecido o Apoio Pedagógico para Acesso à Internet.

As informações desta nota foram extraídas da publicação da Prace, do dia 09/08, disponível neste link: https://www.unifal-mg.edu.br/prace/node/358.

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG