Estudantes de Biotecnologia, Farmácia, Geografia, Medicina e Química colam grau em formatura on-line; cerimônia está disponível no canal da UNIFAL-MG no Youtube

Nesta sexta-feira (14/08), a UNIFAL-MG deu início às formaturas do segundo semestre de 2020, ainda em formato de webconferência, em respeito às recomendações de segurança contra a Covid-19. Desta vez, os personagens principais da cerimônia foram os discentes dos cursos de Biotecnologia, Farmácia, Geografia, Medicina e Química (Bacharelado).  A solenidade foi presidida pelo vice-reitor da Universidade, Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira, e transmitida pelo canal oficial da UNIFAL-MG no Youtube.

A cerimônia foi conduzida pelo vice-reitor da UNIFAL-MG, Prof. Alessandro Pereira.

Em seu discurso, o vice-reitor da UNIFAL-MG comentou o momento ímpar causado pela pandemia e destacou a relevância de se acreditar na ciência. “É indiscutível a importância de termos novos profissionais para atuar na sociedade, contribuindo para o engrandecimento do país. Assim, justifica-se esta solenidade em meio à pandemia, inclusive com a antecipação de colação de grau de três médicos, para que atuem diretamente no seu combate”, salientou.

A vice-coordenadora do curso de Química (Bacharelado), Profa. Márcia Regina Cordeiro, em nome dos coordenadores, proferiu uma mensagem de carinho aos novos profissionais. No discurso, a docente mencionou a música “Brincar de viver”, escrita por Guilherme Arantes e interpretada por Maria Bethânia, e dedicou uma mensagem de esperança e força. “Nós fomos chamados aqui, hoje, para ajudá-los a finalmente voltar pra casa, para o ninho. Há 4, 5, 6 anos, cada um chegou aqui, e a UNIFAL-MG os acolheu e sempre os acolherá. Hoje, vocês retornam, mas não da mesma forma. Embora sejam sempre as “crianças”, vocês retornam como profissionais, como uma inspiração aos que estão com vocês e como agentes de transformação”, iniciou a docente.

Sara Reis de Paula, da Medicina, foi a oradora da turma.

Segundo ela, após a colação de grau, os formandos poderão reaprender a sonhar e a encontrar novos caminhos. “Siga, independente do que encontrar. Cabe a cada um se reerguer, buscar outras possibilidades […]. Sabemos que o diploma esconde muita coisa. Noites sem dormir. Horas a fio de estudo, estágio ou plantão. A incerteza, a distância e a saudade de casa. Provas com nota baixa. Reprovação. Prazos perdidos. Sono. Bandejão. Foram muitas lutas e obstáculos, e, se estamos aqui, é porque cada um de vocês, Igor, Maria Inês, Gabriela Berti, Gabriela Vieira, Gabriel,  Paulo, Sara, Victor e Mariana, venceu uma batalha”, disse.

O discurso dos coordenadores foi realizado pela professora Márcia Cordeiro.

A oradora da cerimônia e graduanda do curso de Medicina, Sara Reis de Paula, também mencionou, em discurso emocionante, as mudanças e as experiências adquiridas ao longo da vida universitária. “Alguns anos atrás, todos nós pisávamos em Alfenas com uma série de bagagens. Nelas, estava uma quantidade relevante de medos e de inseguranças, mas também uma quantidade enorme de sonhos. O sonho de ter um ensino superior, de talvez ser o primeiro da família a fazer faculdade e de se tornar um profissional capacitado, alguém capaz de fazer a diferença”, disse.

O juramentista da cerimônia foi o médico Paulo da Mata Paiva Lopes.

Como agradecimento, Sara também mencionou que, ao longo da graduação, a UNIFAL-MG foi como uma casa aos formandos. “Esta universidade, que foi nossa casa nos últimos anos, nos forneceu o melhor que pôde em termos de assistência, de estrutura e de ensino […]. Em nome dos meus colegas, meu muito obrigada a cada um dos profissionais que contribuiu para que esta colação grau acontecesse. Todos tiveram participação ativa na concretização do nosso sonho. Aos meus colegas que hoje pegam este diploma, meus parabéns. Vocês conseguiram! A gente conseguiu!”, finalizou.

O juramentista da cerimônia foi Paulo da Mata Paiva Lopes, do curso de Medicina, que, acompanhado pelos colegas, jurou exercer a profissão buscando a construção de uma sociedade livre, justa e solidária.  A solenidade contou com a participação do coordenador do curso de Biotecnologia, Prof. Breno Régis dos Santos; da diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Profa. Sandra Maria Oliveira Morais Veiga; do Coordenador do curso de Geografia (Bacharelado), Prof. Rodrigo José Pisani; e da vice-coordenadora do Curso de Medicina, Profa. Sílvia Graciela Ruginsk Leitão.

O evento está disponível para acesso no canal oficial da UNIFAL-MG no Youtube.

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG