Com um mês de implantação do Gsuite for Education, mais de 7 mil membros da comunidade universitária já utilizam as ferramentas da plataforma; acesso ao Youtube também foi inserido no pacote de serviços

A UNIFAL-MG implantou a plataforma Gsuite for Education, da Google, há um mês, e os resultados, segundo o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), superaram a expectativa.  No período, cerca de 7 mil contas foram ativadas e, de acordo com as estatísticas disponibilizadas pelo sistema, cerca de 4800 usuários acessaram alguma aula ou reunião no Google Meet, além disso, mais de 22 mil arquivos foram compartilhados e, em média, 2500 e-mails foram enviados e 40 mil foram recebidos por dia.

Além das funcionalidades iniciais, o NTI também disponibilizou o acesso às salas virtuais do Google Classroom e do Moodle, dentro do Sistema Acadêmico, por meio de ícones na lista de turmas dos docentes e discentes. Outra novidade é o acesso ao Youtube com o e-mail institucional para todos os usuários com mais de 18 anos.

Após os acertos jurídicos para adoção do Gsuite, o NTI levou apenas dois meses para efetiva implantação da plataforma na UNIFAL-MG. “Foi um grande desafio! Tanto na questão jurídica quanto no prazo, pois necessitávamos de disponibilizar mais recursos para o Ensino Remoto Emergencial (ERE) e ajudar a superar esse período difícil para as atividades acadêmicas da Instituição”, relatou Marcelo Penha Fernandes, diretor de tecnologia da informação da UNIFAL-MG.

Segundo o professor Francisco Xarão, pró-reitor de Graduação, as ferramentas do Gsuite facilitam muito a integração e comunicação entre as pessoas. Para ele, a iniciativa da UNIFAL-MG ampliou as possibilidades dos recursos didáticos aos docentes e aos discentes no período de ensino remoto emergencial.

A professora Rosângela Rodrigues Borges, coordenadora da licenciatura em Letras, é uma das usuárias dos serviços da plataforma. “A migração para o GSuite trouxe muitos benefícios, na medida em que possibilitou uma maior integração entre alunos e docentes por meio do Classroom, com seus recursos, e do Meet”, explicou

Além das funcionalidades, outra vantagem da implantação do Gsuite apontada pela professora Rosângela, é a utilização do e-mail institucional para acesso às ferramentas.  “Isso gerou maior segurança para todos, considerando os relatos, nas redes sociais, de ‘invasões’ em videoconferências abertas ao público em atividades acadêmicas em outras instituições”.

O diretor do NTI, Marcelo Penha, confirma que o uso exclusivo do e-mail institucional para as aulas virtuais permite o controle de quem está na sala, evitando a invasão de terceiros. “Através deste grande projeto, conseguimos melhorar muito as ferramentas de comunicação disponíveis aos servidores e oferecer todo um novo universo de utilidades aos alunos através do e-mail @sou.unifal-mg”.

Paula Beatriz, do curso de Farmácia, já utiliza o e-mail @soul.unifal-mg e aprova as ferramentas do Gsuite.

Paula Beatriz Costa Araujo, do 5º período de Farmácia, esta entre os 5624 discentes com o e-mail @sou.unifal-mg . “Eu achei muito bom! No e-mail pessoal ficava confuso achar os materiais, pois eu usava para registro nas redes sociais, em sites etc. A conta separada fica só o conteúdo das aulas e, com isso, posso organizar melhor”.

A estudante destaca, também, as ferramentas Google Drive e o Google Meet.  “Temos materiais para consulta que são arquivos grandes e o ‘drive’ ilimitado ajuda muito. Nas aulas com o Meet também é maravilhoso, porque o professor não precisa ficar aceitando aluno por aluno, pois conseguimos entrar direto na sala”, ressaltou.

No período de migração para o GSuite, o Núcleo de Tecnologia da Informação da UNIFAL-MG organizou diversas reuniões, lives e plantões para auxílio à comunidade universitária. “Entendemos que o número de usuários ativos reflete a utilidade e a importância do conjunto de ferramentas à execução do ERE e do trabalho em home office.  Agradeço aqui publicamente à equipe do NTI que trabalhou arduamente para que a ferramenta pudesse ser disponibilizada”, destacou Marcelo Penha.

Para o diretor, ainda há necessidade de disponibilizar outras facilidades: “[…] mas continuamos trabalhando para oferecer a melhor experiência de uso possível”, disse o diretor do NTI concluindo as percepções do primeiro mês de implantação do Gsuite na UNIFAL-MG.