Com participação de docente da UNIFAL-MG, Análise Van FM debate a relação econômica entre cidades da região

Em participação no Análise Van FM, da Rádio Vanguarda FM 103,1, de Varginha, da quarta-feira (02/9), o professor e economista Marçal Serafim Candido, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), debateu sobre a relação econômica entre as cidades do Sul de Minas Gerais e como cada uma impacta na vida das demais.

A pauta do debate foi levantada por um convidado, o sociólogo Renato Clepf, e visou observar e refletir sobre o desenvolvimento regional e entender como as cidades se inserem no contexto da microeconomia. A liderança regional de Varginha e a integração econômica com Elói Mendes são citadas pelo sociólogo.

Para Marçal, é preciso buscar conhecer o potencial da região, aproveitando as oportunidades de negócio para atuar de forma cooperativa. Para exemplificar, o professor citou o caso de Santa Rita do Sapucaí, que possui um pólo eletrônico de sucesso.

O debate também contou com o titular do quadro, o publicitário e consultor de marketing Alexandre Prado, e foi mediado pelo radialista Rodolfo de Souza.

Ouça o programa:

O vídeo do Análise Van está disponível no link: https://www.facebook.com/vanfmoficial/videos/240504217213227/

O assunto repercutiu na região e o Grupo de Estudos Econômicos do Sul de Minas (GEESUL) entrou em contato com a Vanguarda FM 103,1 MHz, afirmando que existem pesquisas sobre o tema. Sendo assim, o debate sobre o assunto continuou no Bate-papo Van, da quinta-feira (03/9), incluindo participações ao vivo do sociólogo Renato Clepf, de um representante do GEESUL e do professor Marçal Serafim Cândido.

O professor Marçal, reafirmou o que disse na edição anterior, enfatizando oportunidades no ramo da exportação, além da necessidade de cooperação e a capacitação das pessoas que vão manusear dados, que se tornarão conhecimento para a tomada de decisão.

Ouça o Bate-papo Van:

O vídeo do Bate-papo Van está disponível no Facebook da Rádio Vanguarda:: https://www.facebook.com/vanfmoficial/videos/834510234023637/
Site GEESUL: https://geesul.com.br/