Universitários de Biomedicina, Ciências Sociais, Enfermagem, Letras, Medicina, Odontologia e Pedagogia colam grau em cerimônia virtual; com a formatura, UNIFAL-MG completa 588 formados em 2020

Nesta sexta-feira (11/09), a UNIFAL-MG antecipou a colação de grau de discentes da área da saúde, conforme a Portaria nº 374, de 3 de abril de 2020, do Ministério da Educação (MEC). Na oportunidade, 21 formandos de Medicina e dois de Odontologia concluíram a graduação por antecipação, ao lado dos formandos Enfermagem, Ciências Sociais, Biomedicina, Letras e Pedagogia. A cerimônia ocorreu por webconferência com a presidência do reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira. A colação de grau está disponível Youtube,

A juramentista da solenidade foi a médica Luisa Basso Pereira Sorroche, e o médico Antônio Henrique Santos Gonçalves ficou responsável por proferir uma mensagem de agradecimento aos novos profissionais. Em seu discurso, ele ressaltou: “Nunca deixemos que a insegurança ou o medo ditem o curso de nossas vidas. […] Representamos todo tipo de trajetória, com diferentes cores e culturas, crenças e vidas. Trilhamos tantos caminhos diferentes até aqui, mas todos chegamos a este dia após uma combinação de determinação obstinada, sacrifício e muito trabalho duro. Foram dias, semanas, meses e anos incansáveis estudando até tarde, de manhã, em qualquer lugar em que pudéssemos aproveitar minutos preciosos para cumprir nossos prazos”, lembrou Antônio Gonçalves.

Coordenadoras e coordenadores de curso participantes da solenidade.

Para ele, a Universidade foi um local de troca de experiências entre pessoas diferentes. “E nós mereceremos cada um dos sucessos que atingiremos! Mas, também, nunca devemos nos esquecer de que sucessos vêm acompanhados de certas obrigações; de compartilhar as lições que aprendemos no ensino superior; de usar as oportunidades que tivemos para ajudar os outros. Que nossa formação permita ser a lucidez na cegueira do mundo pós-Covid”, disse.

Em discurso, o Prof. Sandro Amadeu Cerveira também salientou a dedicação dos formandos e a importância da ciência em universidades. “Vocês merecem todos os méritos que receberem. É necessário dizer: sem a instituição universidade pública, este momento não seria possível para aqueles e aquelas de todas as áreas que estão se formando hoje. A instituição da universidade pública é que é a garantia da inclusão para o curso superior, para o trabalho científico e técnico”, salientou.

Ao longo da cerimônia, a diretora da Faculdade de Medicina (FAMED), Profa. Evelise Aline Soares, parabenizou os formandos e, em especial,  elogiou o trabalho comprometido e atencioso dos novos médicos nas práticas de estágio. “Este período foi muito intenso para todos: pandemia, reuniões, adaptações. Vocês não perderam, em momento algum, o desejo de ajudar a população em atendimentos, mesmo com a Covid-19”, ressaltou.

A formatura contou com a presença, ainda, do representante da coordenação do curso de Biomedicina, Prof. Alexandre Giusti Paiva; do vice-coordenador do curso de Ciências Sociais Licenciatura, Prof. Gleyton Carlos da Silva Trindade; da coordenadora do curso de Enfermagem, Profa. Cristiane Aparecida Silveira Monteiro; da coordenadora do curso de Letras (Licenciatura), Profa. Rosângela Rodrigues Borges; da vice-coordenadora do curso de Medicina, Profa. Sílvia Graciela Ruginsk Leitão; do coordenador do curso de Odontologia, Prof. Humberto Orbegoso Flores; e do coordenador do curso de Pedagogia, Prof. Ronaldo Auad Moreira.

Para conferir a formatura completa, acesse este link.