Conselho Universitário aprova Relato Integrado referente ao ano de 2019; documento apresenta ações desenvolvidas, estrutura organizacional e prestação de contas

Desde 2018, a UNIFAL-MG apresenta seu relatório de gestão na forma de Relato Integrado, conforme a Decisão Normativa 170 do TCU, de 19 de setembro de 2018 e demais orientações do Tribunal de Contas da União. Aprovado na 263ª Reunião extraordinária do Conselho Universitário (Consuni), o Relato Integrado 2019 é a apresentação das ações desenvolvidas durante o ano passado, o que permite à comunidade acadêmica e à sociedade acompanhar as principais realizações, a estrutura organizacional, bem como a forma como foram aplicados os recursos públicos geridos pela Universidade.

O documento possui seis capítulos e tem início com a mensagem do dirigente, o Prof. Sandro Amadeu Cerveira, que apresenta, de forma resumida, os principais destaques de cada pró-reitoria, diretorias e demais órgãos que compõem a gestão da UNIFAL-MG. Em seu relato, o reitor ressalta ações de ensino, pesquisa e extensão, infraestrutura, assistência estudantil, internacionalização e prestação de serviços à sociedade, citando números de atendimentos nas clínicas de saúde, além de avanços na sustentabilidade dos campi e os desafios enfrentados ao longo do ano de 2019.

O 1º capítulo, “Visão Geral Organizacional” tem como objetivo demonstrar a finalidade e a forma de atuação da UNIFAL-MG, revelando a influência do cenário externo e interno no seu desempenho. No 2º capítulo, “Planejamento Estratégico e Governança”, temos a apresentação do ciclo de vida do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), como é feita sua gestão, desde a criação até o arquivamento, e do software ForPDI. Já o 3º capítulo, “Gestão de Riscos e Controle Interno”, tem como foco a apresentação da motivação para criação da Política e Plano de Gestão de Riscos da UNIFAL-MG.

A partir do 4º capítulo, “Resultados da Gestão”, são demonstradas as metas e realizações em relação à missão institucional e aos objetivos estratégicos, além de sintetizar perspectivas para os próximos anos. Os dois últimos capítulos, “Conformidade e Eficiência da Gestão” e “Demonstrações contábeis”, reúnem informações detalhadas sobre a situação e desempenho financeiro, orçamentário e patrimonial da gestão no exercício.

O pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional, Lucas Cezar Mendonça, lembra a comunidade acadêmica que o Relato Integrado além de obedecer diretrizes legais por meio de orientações do TCU, “é um espaço importante para que a Universidade apresente sua relevância e sua importância social, econômica, bem como suas contribuições para a ciência”.

Clique aqui e confira o Relato Integrado 2019 na íntegra.