Evento organizado por professor da UNIFAL-MG é destaque na imprensa local de Varginha

O professor Hélio Lemes Costa Jr., do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), organizou a edição do Pint of Science, em Varginha. O evento foi destaque em duas reportagens. No site Blog do Madeira, o docente explicou que o objetivo é tornar a ciência acessível ao público, de maneira descontraída e informal fora do ambiente acadêmico em locais como bares e restaurantes.  O evento foi realizado nos dias 08, 09 e 10 de setembro, com transmissão pelas redes sociais. Varginha foi uma das 15 cidades de Minas Gerais que recebeu o evento.

O Pint of Science realizou três painéis com 9 pesquisadores. A transmissão foi feita diretamente do  restaurante Água Doce Cachaçaria. Em entrevista para o Jornal Cidade, da TV Princesa de Varginha,  da terça-feira (08/09), o organizador destacou a importância da ciência frente aos problemas da humanidade e, mais especificamente, no atual contexto da pandemia de Covid-19. O docente sintetiza que é preciso estimular as crianças a se interessarem pelo assunto e acredita que o caráter informal do evento ajuda a atrair mais públicos. Por fim, ele enfatiza que, a partir dos temas escolhidos, o festival visa debater as deficiências e os desafios para otimizar a relação entre ciência e tecnologia no Brasil.

O evento foi destaque na Rádio Vanguarda FM (103,1), no quadro Análise Van FM, veiculado no dia 09/09. No programa, o professor Hélio Lemes falou sobre a importância da ciência e sua aplicação no cotidiano. Diante de perguntas do convidado Alexandre Prado e do jornalista Rodolfo de Souza, o docente da UNIFAL-MG resgatou o histórico do Pint of Science e explicou o objetivo do projeto na popularização da ciência.

Em 2020, o Pint of Science inovou ao trazer uma versão infantil do evento. O Pint of Milk  reuniu quatro cientistas especialistas em comunicação científica, os quais foram semifinalistas do concurso Famelab, em 2018, realizado pelo British Council e o CNPq.

Confira as reportagens:

Blog do Madeira: Varginha sedia edição do festival Pint of Science

Análise Van FM:

 

Jornal Cidade, da TV Princesa de Varginha:

 

A reportagem da TV Princesa está disponível em: youtube.com/watch?v=UmOUMIoSgOk

 

Pint of Science: “Ciência na Cerveja”. Assista em:

 

Pint of Milk:

 

Pint of Science: “Agro é Tech”. Assista em: