ICHL emite nota oficial à memória do professor Marcos Lutz Müller, estudioso das Ciências Humanas, falecido em 15/09

Em meio às comemorações de 10 anos, o Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), da UNIFAL-MG, emitiu Nota Oficial em memória do professor Marcos Lutz Müller, docente aposentado do Departamento de Filosofia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, falecido no dia 15 de setembro.

A nota reconhece o professor Marcos Lutz Müller como “intelectual reconhecido internacionalmente” e seu trabalho representa uma “contribuição inestimável à formação mais altamente qualificada da Filosofia no Brasil”. A manifestação do ICHL destaca também  a atuação do docente aposentado da Unicamp como pesquisador e como orientador de muitos estudos sobre Hegel, Marx e a tradição dialética.

O professor Marcos Lutz Müller foi membro-fundador da Sociedade Hegel Brasileira (SHB) e foi um dos maiores especialistas na obra do autor.  No Facebook, a SHB agradeceu ao professor  Müller por suas contribuições para a Filosofia Brasileira e pelos “profundos estudos e pesquisas, pela formação de diversos pesquisadores e por sua convivência conosco”, ressaltou a postagem.

A Unicamp também se manifestou sobre o falecimento de Marcos Lutz Müller e, além da ressaltar a importância de sua contribuição no estudo da dialética hegeliana, destacou o papel do professor na formação de pesquisadores ao longo de mais de 40 anos.

De acordo com professor Paulo César de Oliveira, diretor do ICHL, a “[…] nota do Instituto faz jus ao reconhecimento do notável trabalho de formação acadêmica realizado pelo professor Marcos Lutz Müller. Ele exerceu influência relevante sobre estudos de professores do Instituto, a exemplo de temas como o republicanismo, na área de Ciência Política, e outros temas envoltos nos pensamentos dialéticos de Hegel e Marx, na área da Filosofia”.

O diretor do ICHL lembra que o professor Müller orientou o trabalho de mestrado e era o atual orientador de doutorado do professor Paulo Denisar Fraga, ex-diretor do Instituto. A nota, assinada pelo professor Paulo César, apresenta a solidariedade do Instituto à família, aos colegas docentes, aos colaboradores, aos amigos e aos pesquisadores que estudaram com o professor Marcos Lutz Müller.

“A sua memória permanecerá sempre vinculada ao valor imensurável de sua contribuição intelectual para a Filosofia e o pensamento social crítico, tão sensivelmente caros ao universo geral das nossas Humanidades”, encerra a nota.

A Nota Oficial pode ser acessada na íntegra no link: ”À memória do Prof. Dr. Marcos Lutz Müller (1943-2020)”