Comunidade universitária pode participar do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UNIFAL-MG; a apresentação da proposta base acontece no dia 05/10 em Seminário Público transmitido ao vivo

Em junho deste ano, a UNIFAL-MG iniciou os trabalhos para construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2021-2025. Além da participação de gestores e representantes de órgãos da UNIFAL-MG em grupos de trabalho, o PDI permite a participação pública da comunidade universitária e da sociedade em geral em sua construção. Para incentivar essa participação, a Universidade vai realizar um seminário público no dia 5/10, às 14h, com transmissão ao vivo pelo Youtube.

O PDI é o documento norteador das ações de ensino, pesquisa, extensão e administrativas da Universidade ao estabelecer objetivos, metas, indicadores e resultados esperados para os próximos 5 anos. A proposta base foi elaborada a partir dos eixos “Ensino”, “Pesquisa”, “Extensão”, “Qualidade de Vida na Universidade”, “Gestão, Inovação e Internacionalização” e “Sustentabilidade financeira, ambiental e social”. A elaboração do PDI é conduzida pela Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (CDI) da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan).

“Embora muitas vezes pensemos o PDI como algo burocrático ou coisa de especialistas em gestão, o fato é que esse documento afeta a vida da Universidade e a cada um de nós. É no PDI que explicitamos nossa visão de universidade, nossa missão como instituição pública e nossas metas e as estratégias para alcança-las”, disse o professor Sandro Amadeu Cerveira, reitor da UNIFAL-MG. Sobre a participação pública na construção do PDI, o reitor reafirmou a importância desse engajamento para conferir maior representatividade dos valores e anseios da comunidade no PDI. “A democracia participativa melhora nossas decisões justamente porque ninguém é capaz de ver todas as perspectivas ao mesmo tempo”, destacou.

“Como disse o gato para Alice, ‘se você não sabe para onde quer ir qualquer caminho serve’. Mas se sonhamos juntos a UNIFAL-MG dos próximos anos, poderemos ter clareza dos passos que precisamos dar a cada etapa e, com isso, não apenas corrigir trajetórias, mas enfrentar, com lucidez, os desafios que se apresentam e mudam o tempo todo”. Prof. Sandro Amadeu Cerveira

A opinião do professor Sandro Cerveira é compartilhada pelo pró-reitor de planejamento, Lucas Cezar Mendonça. Ele também ressalta a importância da participação da comunidade acadêmica no processo de construção do planejamento estratégico de uma forma transparente, democrática e participativa. “A próxima etapa, que é o Seminário Público e a disponibilização do documento para participação da comunidade, permitirá a obtenção de informações e percepções que podem não ter sido consideradas nas etapas anteriores”, disse o pró-reitor.

No seminário público do dia 5/10, a CDI vai apresentar o documento base do PDI com os resultados dos grupos de trabalho. A partir desse documento, a comunidade universitária pode realizar questionamentos, críticas e sugestões até o dia 18/10 por meio de formulário disponível na página do PDI. Após o período de apreciação da comunidade, o novo documento com considerações e sugestões de melhorias apresentadas será submetido ao Comitê de Governança, Riscos, Controles e Integridade  (CGRCI) e, posteriormente, será encaminhado para análise do Conselho Universitário (Consuni), conforme explicou o o coordenador da CDI, Prof. Rodrigo Martins Pagliares.

O coordenador destaca que também será produzido um relatório sobre a participação da comunidade no processo. “Esse relatório, criado com participação da comunidade universitária, juntamente com o documento do PDI 2021-2025, será submetido e apresentado no Consuni que, pelo Regimento Geral, delibera sobre o PDI”, completou.

O documento final e aprovado deve ser divulgado no mês de dezembro deste ano. Para gestão do novo PDI, a UNIFAL-MG vai utilizar a plataforma ForPDI, desenvolvida pela UNIFAL-MG com parcerias do Fórum Nacional de Pró Reitores de Planejamento e Administração (Forplad), da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e do Núcleo de P&D para Excelência e Transformação do Setor Público (NEXT) da Universidade de Brasília (UNB).  A plataforma surgiu da necessidade de uma ferramenta de acompanhamento do PDI em tempo real, de forma colaborativa, eficiente, rápida e segura.

“O PDI sistematiza e registra o que desejamos para nossa universidade nos próximos anos. Quanto mais claro e inclusivo ele for, mais eficiente será o acompanhamento que precisamos fazer a cada passo. Como disse o gato para Alice, ‘se você não sabe para onde quer ir qualquer caminho serve’. Mas se sonhamos juntos a UNIFAL-MG dos próximos anos, poderemos ter clareza dos passos que precisamos dar a cada etapa e, com isso, não apenas corrigir trajetórias, mas enfrentar, com lucidez, os desafios que se apresentam e mudam o tempo todo”, concluiu o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira.

O cronograma de atividades, com detalhes sobre os envolvidos e prazos previstos para a elaboração do PDI (2021-2025), pode ser consultado no link:  Cronograma.