Em cerimônia virtual, formandos dos cursos de Enfermagem, Engenharia Ambiental, Farmácia, Medicina, Geografia, História e Pedagogia concluem o ensino superior; a solenidade está disponível no Youtube da UNIFAL-MG

Na manhã desta quarta-feira (30/09), a UNIFAL-MG realizou a colação de grau de formandos dos cursos de Enfermagem, Engenharia Ambiental, Farmácia, Medicina, Geografia, História e Pedagogia.  A cerimônia foi conduzida pelo reitor da Universidade, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, com a presença de representantes das coordenações dos cursos e de familiares dos formandos. A solenidade marcou a conclusão do ensino superior de 38 universitários e, entre eles, destacam-se 27 formandos de Medicina e uma formanda de Enfermagem, que anteciparam a formatura de acordo com  a Portaria nº 374, de 3 de abril de 2020, do Ministério da Educação (MEC). O evento está disponível no Youtube.

A juramentista da solenidade foi a médica Bianca Meneghini Muschioni, e o médico Milton Bueno de Arruda Junior, como orador, foi o responsável por proferir uma mensagem a todos os formandos. “Temos, aqui, 7 cursos, 7 jornadas que tomaram caminhos completamente diferentes ao longo dos últimos anos, mas, hoje, se encontram para sacramentar o fim do caminho na UNIFAL-MG. Entre tantas histórias semelhantes, cada um de vocês proporcionou aos seus pais e familiares uma emoção única e indescritível logo naquele primeiro dia da nossa jornada: a aprovação no vestibular. Uma emoção difícil de ser superada até pelo dia de hoje, que marca o fim desta história”, salientou o orador.

Ainda em discurso, Milton Bueno falou sobre as dificuldades de 2020, ano em que o conhecimento científico foi colocado à prova devido à pandemia, e reforçou a importância de exercer a gratidão diariamente. “Lembraremos a renúncia feita por nossa família para que este momento acontecesse; lembraremos os nossos professores que nos afluíram a capacidade que temos hoje; lembraremos a nossa própria luta. Aos formandos, meus profundos votos de felicidades e realização em suas carreiras. A todos os presentes, o mais sincero obrigado. À Universidade Federal de Alfenas, gratidão”, finalizou.

A coordenadora do curso de Medicina, Profa.  Sílvia Graciela Ruginsk Leitão, em nome dos professores que acompanharam os formandos ao longo da graduação, desejou sucesso à carreira dos novos profissionais. “A coisa mais bonita da vida é que cada encerramento de ciclo marca também o início do próximo. A partir de agora, vocês tomam as rédeas das suas próprias vidas. Desejo, profundamente, que todos sejam muito felizes e exerçam suas profissões com amor. Assim, tudo o que desejam encontrará o caminho até vocês. Parabéns e felicidades!”, disse.

O discurso do professor  Estevan Leopoldo de Freitas Coca, coordenador da licenciatura em Geografia, apresentou um contexto do atual momento e chamou aos novos profissionais à reflexão.  “Costumo dizer aos meus alunos que a colação de grau não é o fim de um curso, mas o começo de uma vida profissional. No caso dos alunos formados em uma instituição pública, como é o caso de vocês e como foi o meu, é dever ético pensarmos essa vida profissional como uma resposta aos anseios de um povo que, mesmo que de modo indireto, através de impostos, tributos e outros, investiu em nós. Precisamos assumir o desafio de fazer da nossa profissão uma resposta ao povo, especialmente o mais sofrido, que em um país de desigualdades tão latentes como é o caso do Brasil, requer serviços públicos ou particulares que sejam prestados de modo a elevar sua dignidade e lhes garantir as condições básicas de cidadania”, destacou.

A vice-coordenadora do curso de História e representante do curso de Pedagogia, Profa. Marta Gouveia de Oliveira Rovai, também discursou na solenidade. Além dos votos de felicidade, a docente pediu aos novos profissionais que defendam o conhecimento e a ciência e que sejam mediadores da empatia. ” Vocês são aqueles que preservam a nossa fé. A fé que nós depositamos em vocês é que a amizade pública sempre vai vencer a truculência do mundo. sigam firmes e doces. Não abandonem a doçura, por que a doçura é que vai permitir a vocês olhar o mundo, acolher a dor e serem acolhidos”, encerrou.

Em agradecimento aos docentes, técnicos e colaboradores terceirizados da UNIFAL-MG, bem como aos familiares dos formandos, o reitor Sandro Amadeu Cerveira destacou a importância da Universidade como espaço formação de não só técnica e científica, mas humana. “Vocês fizeram uma longa trajetória: viveram os corredores, as greves, os movimentos, as lutas pela universidade pública; vocês se mobilizaram contra o teto de gastos, se mobilizaram para que a gestão universitária escutasse as demandas e aprenderam no dia a dia”, salientou.

A formatura virtual contou também com a presença do vice-diretor da Faculdade de Medicina da UNIFAL-MG, Prof. Roberto Conde Santos; da coordenadora do curso de Enfermagem, Profa. Cristiane Aparecida Silveira Monteiro; do coordenador do curso de Engenharia Ambiental, Prof. Rafael Brito de Moura; do coordenador do curso de Farmácia, Prof. Marcelo Aparecido da Silva.

Para conferir a cerimônia completa, acesse este link.