Em tempos de pandemia, UNIFAL-MG disponibiliza visitas virtuais em 360º aos laboratórios e outros espaços universitários durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia; 23 espaços da universidade já estão disponíveis para visitas virtuais

Para possibilitar visitas de estudantes de ensino fundamental e médio durante a pandemia de Covid-19, a UNIFAL-MG está mapeando a estrutura física dos campi universitários com imagens em 360º para criação de visitas virtuais. Na primeira etapa do projeto, foram mapeados parte das estruturas da Sede, Unidade Santa Clara e do campus Poços de Caldas. As visitas virtuais 360º estão disponíveis na página UNIFAL-MG Virtual 360º e o lançamento oficial foi na quinta-feira, 22/10, às 9h, pelo  Youtube.

A ideia inicial do mapeamento em 360º surgiu para atender uma necessidade da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Segundo o professor Luis Antônio Groppo, pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação e coordenador da SNCT na UNIFAL-MG, é uma tradição receber visitas de estudantes de escolas públicas e privadas durante a SNCT. “Por questões sanitárias e de segurança, não será possível receber de forma presencial os estudantes da Educação Básica, ainda que diversos laboratórios da universidade estejam funcionando, inclusive pesquisando sobre a doença, seguindo todos os protocolos de segurança”, relatou.

Imagem do campus Poços de Caldas. (Crédito da Imagem:: reprodução/UNIFAL-MG Virtual 360º)

Com a articulação entre o Laboratório de Inovação no Ensino de Geografia Física (ICN/UNIFAL-MG), coordenado pelo professor Clibson Alves dos Santos, a organização SNCT na UNIFAL-MG, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Diretoria de Comunicação Social, a primeira fase do projeto foi efetivada. A proposta é ampliar os registros da estrutura para auxiliar no uso pedagógico dos espaços, na divulgação dos institutos e, também, atender a uma necessidade administrativa da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) em mapear a UNIFAL-MG.

Prof. Clibson dos Santos durante mapeamento em Vancouver, no Canadá. (Crédito da Imagem: arquivo pessoal)

De acordo com Prof. Clibson, as visitas virtuais em 360º são usadas por museus de diversas partes do mundo para apresentação de seus acervos. E, na atualidade, ele nota o investimento das universidades nesse serviço, porém, ainda focadas na apresentação da infraestrutura para os potenciais ingressantes conhecerem a instituição. “No nosso caso, o objetivo também é proporcionar ferramentas que possam auxiliar o processo de ensino, dando oportunidades aos alunos acessarem os espaços de maneira virtual e interativa com informações e dados que possam ajudá-los na compreensão de conteúdos técnicos”, ressaltou.

Na primeira fase do projeto, estão disponíveis visitas virtuais em 360º de 23 espaços da UNIFAL-MG, entre eles o Museu da Anatomia, Laboratório Central (Lacen) e Laboratório de Ensino de História da Sede e os laboratórios de Saúde da Mulher e DermatoFuncional, de Fisioterapia Experimental e de Geociências, da Unidade Santa Clara. No campus Poços de Caldas já podem ser visitados os laboratórios de Ciências das Engenharias e de Ciências dos Materiais, a Estação Experimental (Simulador de Chuva), ambientes externos e salas. O projeto contempla também o Museu da Memória e Patrimônio com visitas à reserva técnica e à exposição “Uma Viagem pelo Túnel do Tempo: do Big Bang ao Homem“.

Mesmo considerando as visitas presenciais como “insubstituíveis”, o professor Clibson  considera a possibilidade de conhecer os espaços virtualmente e de forma interativa, como uma “ferramenta estratégica poderosa”. Ele destaca a necessidade de entender as tecnologias digitais como ferramentas de apoio e que, em tempos de trabalho remoto ou presencial, é preciso ampliar as possibilidades de apropriação desses recursos. “Os futuros alunos e suas famílias poderão adentrar virtualmente às salas de aulas, aos laboratórios de ensino, aos ambientes de pesquisas, às estações experimentais e à infraestrutura de lazer e administrativa da Universidade”, completa.

Imagem da exposição “Uma Viagem pelo Túnel do Tempo: do Big Bang ao Homem“. (Crédito da Imagem: reprodução/UNIFAL-MG Virtual

A primeira etapa do mapeamento virtual 360º não incluiu o campus de Varginha devido ao funcionamento do Hospital de Campanha no local. Os espaços do campus serão mapeados nas próximas fases. “Disponibilizar o acesso virtual a esses ambientes da UNIFAL-MG possibilita a comunidade externa não apenas conhecer a Universidade, mas os serviços que ela presta e pode fornecer no âmbito social, educacional e de desenvolvimento econômico regional. Além disso, a comunidade acadêmica também pode acessar aos espaços e conhecê-los antes de fazer as reservas de uso, auxiliando assim no processo de gestão administrativa”, concluiu o professor Clibson Alves dos Santos.

Sobre o projeto

Prof. Clibson Alves dos Santos iniciou as atividades em mapeamento virtual 360º, em 2013. (Crédito da Imagem: arquivo pessoal)

 

 

 

Conforme o professor Clibson Santos, o projeto de mapeamento virtual em 360º da UNIFAL-MG é um dos desdobramentos de ações iniciadas no Pibid Geografia, em 2013. Por meio do Pibid Geografia, foram desenvolvidos projetos de mapeamento digital usando WebGis – Mapeamento Digital via Web com o ArcGis Online.  O professor relata também que, a partir de 2016, foi iniciada a análise de como a realidade virtual poderia ser inserida em processos de aprendizagem na área de Geografia. Essas discussões resultaram em ações, como as desenvolvidas no recém-criado Laboratório de Inovação no Ensino de Geografia Física (ICN/UNIFAL-MG) e no intercâmbio docente (2018) no Curso de Geografia na Universidade British Columbia (Campi Vancouver- Canadá), precursora no uso de mapeamento 3D e realidade virtual e aumentada em atividades didáticas de campo. “Essas análises foram o embrião das discussões sobre a importância e necessidade de inovação no ensino, principalmente no âmbito da Aprendizagem Significativa e da inserção de tecnologias emergentes no ensino de Geografia”, finalizou.

Matéria atualizada em 22/10/2020.