Para possibilitar visitas de estudantes de ensino fundamental e médio durante a pandemia de Covid-19, a UNIFAL-MG está mapeando a estrutura física dos campi universitários com imagens em 360º para criação de visitas virtuais. Na primeira etapa do projeto, foram mapeados parte das estruturas da Sede, Unidade Santa Clara e do campus Poços de Caldas. As visitas virtuais 360º estão disponíveis na página UNIFAL-MG Virtual 360º e o lançamento oficial foi na quinta-feira, 22/10, às 9h, pelo Youtube.
A ideia inicial do mapeamento em 360º surgiu para atender uma necessidade da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Segundo o professor Luis Antônio Groppo, pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação e coordenador da SNCT na UNIFAL-MG, é uma tradição receber visitas de estudantes de escolas públicas e privadas durante a SNCT. “Por questões sanitárias e de segurança, não será possível receber de forma presencial os estudantes da Educação Básica, ainda que diversos laboratórios da universidade estejam funcionando, inclusive pesquisando sobre a doença, seguindo todos os protocolos de segurança”, relatou.
Com a articulação entre o Laboratório de Inovação no Ensino de Geografia Física (ICN/UNIFAL-MG), coordenado pelo professor Clibson Alves dos Santos, a organização SNCT na UNIFAL-MG, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Diretoria de Comunicação Social, a primeira fase do projeto foi efetivada. A proposta é ampliar os registros da estrutura para auxiliar no uso pedagógico dos espaços, na divulgação dos institutos e, também, atender a uma necessidade administrativa da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) em mapear a UNIFAL-MG.
De acordo com Prof. Clibson, as visitas virtuais em 360º são usadas por museus de diversas partes do mundo para apresentação de seus acervos. E, na atualidade, ele nota o investimento das universidades nesse serviço, porém, ainda focadas na apresentação da infraestrutura para os potenciais ingressantes conhecerem a instituição. “No nosso caso, o objetivo também é proporcionar ferramentas que possam auxiliar o processo de ensino, dando oportunidades aos alunos acessarem os espaços de maneira virtual e interativa com informações e dados que possam ajudá-los na compreensão de conteúdos técnicos”, ressaltou.
Na primeira fase do projeto, estão disponíveis visitas virtuais em 360º de 23 espaços da UNIFAL-MG, entre eles o Museu da Anatomia, Laboratório Central (Lacen) e Laboratório de Ensino de História da Sede e os laboratórios de Saúde da Mulher e DermatoFuncional, de Fisioterapia Experimental e de Geociências, da Unidade Santa Clara. No campus Poços de Caldas já podem ser visitados os laboratórios de Ciências das Engenharias e de Ciências dos Materiais, a Estação Experimental (Simulador de Chuva), ambientes externos e salas. O projeto contempla também o Museu da Memória e Patrimônio com visitas à reserva técnica e à exposição “Uma Viagem pelo Túnel do Tempo: do Big Bang ao Homem“.
Mesmo considerando as visitas presenciais como “insubstituíveis”, o professor Clibson considera a possibilidade de conhecer os espaços virtualmente e de forma interativa, como uma “ferramenta estratégica poderosa”. Ele destaca a necessidade de entender as tecnologias digitais como ferramentas de apoio e que, em tempos de trabalho remoto ou presencial, é preciso ampliar as possibilidades de apropriação desses recursos. “Os futuros alunos e suas famílias poderão adentrar virtualmente às salas de aulas, aos laboratórios de ensino, aos ambientes de pesquisas, às estações experimentais e à infraestrutura de lazer e administrativa da Universidade”, completa.
A primeira etapa do mapeamento virtual 360º não incluiu o campus de Varginha devido ao funcionamento do Hospital de Campanha no local. Os espaços do campus serão mapeados nas próximas fases. “Disponibilizar o acesso virtual a esses ambientes da UNIFAL-MG possibilita a comunidade externa não apenas conhecer a Universidade, mas os serviços que ela presta e pode fornecer no âmbito social, educacional e de desenvolvimento econômico regional. Além disso, a comunidade acadêmica também pode acessar aos espaços e conhecê-los antes de fazer as reservas de uso, auxiliando assim no processo de gestão administrativa”, concluiu o professor Clibson Alves dos Santos.
Sobre o projeto
Conforme o professor Clibson Santos, o projeto de mapeamento virtual em 360º da UNIFAL-MG é um dos desdobramentos de ações iniciadas no Pibid Geografia, em 2013. Por meio do Pibid Geografia, foram desenvolvidos projetos de mapeamento digital usando WebGis – Mapeamento Digital via Web com o ArcGis Online. O professor relata também que, a partir de 2016, foi iniciada a análise de como a realidade virtual poderia ser inserida em processos de aprendizagem na área de Geografia. Essas discussões resultaram em ações, como as desenvolvidas no recém-criado Laboratório de Inovação no Ensino de Geografia Física (ICN/UNIFAL-MG) e no intercâmbio docente (2018) no Curso de Geografia na Universidade British Columbia (Campi Vancouver- Canadá), precursora no uso de mapeamento 3D e realidade virtual e aumentada em atividades didáticas de campo. “Essas análises foram o embrião das discussões sobre a importância e necessidade de inovação no ensino, principalmente no âmbito da Aprendizagem Significativa e da inserção de tecnologias emergentes no ensino de Geografia”, finalizou.
Matéria atualizada em 22/10/2020.