Professor de economia da UNIFAL-MG analisa o otimismo do setor varejista com as vendas de final de ano

Uma reportagem exibida no Jornal da EPTV 1ªEdição, da segunda-feira (26), mostra o otimismo dos comerciantes em seus negócios. Os três entrevistados falaram sobre as mudanças em seus negócios devido a pandemia de Covid-19 e esperam melhoria nas vendas. No entanto, o professor de economia Fernando Batista Pereira, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), alertou sobre os impactos econômicos da pandemia de Covid-19 como alta do desemprego e a esperada queda no PIB deste ano.

Conforme o docente, o otimismo dos comerciantes é natural devido ao final de ano e também pela recuperação em relação ao mês de setembro. Porém, o economista ressalta a dificuldade de uma expectativa positiva para o setor varejista diante da alta taxa de desemprego, da redução do auxílio emergencial, que gera uma perspectiva de queda R$ 20 bilhões em consumo, e da queda prevista de 5% no PIB.

O economista também analisou a situação das cidades de Poços de Caldas, Pouso Alegre e Varginha, destacando o resultado positivo do setor cafeeiro e das indústrias farmacêuticas e de equipamentos médicos. No entanto, demostrou preocupação com a situação de Poços de Caldas: “[…] é uma situação preocupante, [visto que] houve uma queda muito grande desse emprego formal e informal relacionado a entretenimento, hotelaria e turismo, e ainda não houve essa recuperação”.

Confira a reportagem:

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/8970236/