Acadêmicos da UNIFAL-MG conquistam 2º lugar em prêmio da Associação de Professores de Espanhol de Minas Gerais

Duas propostas elaboradas no Programa de Residência Pedagógica, por discentes do curso de Letras da UNIFAL-MG, em 2019, ficaram em 2º lugar no Prêmio APEMG (Associação de Professores de Espanhol de Minas Gerais). As experiências foram compartilhadas no 14° Encontro de Profissionais de Espanhol de Minas Gerais, no Simpósio “Entre teoria e prática”, realizado em formato virtual e transmitido pelo canal APEMG, entre os dias 19 a 23 de outubro.

As propostas premiadas foram contempladas nas categorias “Proposta de Unidade Didáctica”, com o trabalho de  Juliana Oliveira Araújo, sobre o tema Dom Quixote visita a sala de aula do Ensino Fundamental, e “Relato de Experiência”, com o trabalho Relato de uma experiência intercultural de elaboração de um jornal na Escola Estadual Dr. Emílio Silveira, elaborado pelos universitários Lucas Costa Rodrigues Santos e André Luiz Ribeiro.

Segundo Juliana Oliveira Araújo, do curso de Letras, participar do encontro foi muito gratificante, assim como integrar o Programa Residência Pedagógica. “Foi uma experiência incrível ouvir dos colegas trabalhos relevantes e excelentes, que me motivaram a querer continuar acreditando que a educação não é a única, mas é um dos principais instrumentos para mudar o mundo”, contou a discente.

Para o residente bolsista Lucas Costa Rodrigues Santos, também do curso de Letras, a experiência e a premiação representaram um processo de aprendizado desde o envio do resumo e o aceite da proposta até apresentação do projeto. “Eu também me senti muito honrado e grato por termos recebido o 2º lugar no Prêmio APEMG de profissionais de espanhol. Isso significou uma resposta positiva ao nosso trabalho, à dedicação e ao amor que foi empregado durante as atividades do Programa de Residência Pedagógica, projeto pelo qual sinto uma gratidão imensa de formação, como ao jornal ‘Estadual News’, que construímos com os estudantes do Ensino Médio”, contou.

O projeto “Estadual News” é um canal de comunicação e expressão de conteúdos culturais e de diversidades produzidos pelos alunos. Confira!

Coordenado pelo professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, Italo Oscar Riccardi León, responsável pelos projetos, o evento contou, ainda, com a participação das discentes Catharina Dupont, residente bolsista do Residência Pedagógica, e da professora Jacqueline Lopes, já formada pela UNIFAL-MG e colaboradora nas atividades residentes.

Saiba mais sobre o Residência Pedagógica

O projeto institucional de Residência Pedagógica, voltado às Instituições de Ensino Superior (IES), está ancorado por três objetivos principais: promover a imersão planejada e sistemática do aluno de licenciatura em ambiente escolar, para que possa experimentar, sob perspectiva profissional da docência, todas as etapas e processos que envolvem o trabalho docente em ambiente escolar e extraescolar no contexto do estágio supervisionado; promover parcerias entre a universidade e as escolas da rede pública de Educação Básica, com foco na formação inicial e na formação continuada de professores, privilegiando os processos co-formativos e a cooperação técnica interinstitucional; sistematizar e socializar uma ampla base de experiências, validadas empiricamente, na experiência do projeto institucional, para subsidiar ações institucionais de formação de professores e de acompanhamento da imersão dos licenciandos no âmbito dos estágios curriculares obrigatórios das licenciaturas da UNIFAL-MG.

Fotos: arquivo pessoal do Prof. Italo Oscar Riccardi León