“Um Livro, Várias Lições: Questões Políticas” – Paulo César de Oliveira et al

Publicado pela Editora Fi, a obra “Um Livro, Várias Lições: Questões Políticas” é resultado de quatro módulos do curso universitária homônimo, desenvolvido em 2019 no campus Varginha. A partir do curso, os coordenadores e ministrantes decidiram publicar as aulas para ampliar o acesso sistemático da comunidade aos conteúdos abordados.

Considero importante uma publicação porque ela vai além de uso meramente quantificador da produção docente. Publicamos por causa da divulgação das ideias, das reflexões e não, necessariamente, devido à sua utilização nos currículos. Paulo César de Oliveira

Dos conteúdos, quatro aulas estão incluídas como capítulos do livro: “Da Ética à Política em Aristóteles”, “Os Discursos de ódio e as Sociedades bem-ordenadas”, “Economia como Ciência Humana” e “A Balança de Bobbio: Direita e Esquerda, critérios, conceitos e distinções”, elaborados, respectivamente, por Paulo César de Oliveira, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da UNIFAL-MG, Robson Vitor Freitas Reis, mestre em Direito e técnico-administrativo do campus Varginha, Nara Lucia de Melo Lemos Rela, pós-doutoranda e pesquisadora da área de economia e Lucas Magalhães Costa, jornalista, mestre em História Ibérica pela UNIFAL-MG e repórter da EPTV Sul de Minas.

O objetivo da obra “[…] é socializar algumas reflexões que possam favorecer a formação política da comunidade. Questões como a relação entre Ética e Política, Justiça, Economia, Direita e Esquerda se fizeram presentes tanto nos debates ocorridos em sala de aula quanto neste livro”, conforme destacado no prefácio escrito pelo professor Paulo César de Oliveira.  “Decidimos publicar nossas aulas para que a comunidade possa ter acesso, de forma mais sistemática, aos conteúdos abordados”, completou o autor.

Ainda de acordo com o professor Paulo César, os temas abrangem as relações da Política com a ética, o direito, a economia e as questões de direita e esquerda. Para ele, é necessário, discutir Política, pois vivemos em comunidade e a vida depende das políticas públicas que são adotadas pelos governos.  “O cidadão que ignora a Política corre o risco de ser iludido por um discurso e práticas indevidas e coniventes com as injustiças sociais. […] Os que nos governam determinam o nosso cotidiano. Como não vivemos sozinhos no mundo, as questões comuns precisam ser debatidas e organizadas com a participação da maioria das pessoas”, destacou.

A contracapa do livro traz um alerta: “De fato, há de se temer aqueles que têm uma única perspectiva da realidade ou um único ponto de vista. Trata-se de uma postura perigosa para a organização social e política da comunidade, bem como para nossa convivência. Causa-nos espanto e preocupação perceber a existência de pessoas que leram apenas um livro e, sobretudo, que possuem uma única ideia ou perspectiva”.

A obra “Um Livro, Várias Lições: Questões Políticas” está disponível para download gratuito no site da Editora Fi. Na mesma página, é possível adquirir o livro impresso.

O que os outros autores dizem sobre a obra:

O pensamento crítico é formado pela correlação dos diferentes aspectos que o indivíduo vivencia como membro do corpo social. O objetivo do livro é apontar alguns deles de contexto mais imediato: filosófico, político e econômico, esperando dar ao leitor a base para que possa compreender os demais aspectos. Nara Lucia de Melo Lemos Rela

A experiência de ter participado do Curso “Um Livro, Várias Lições” foi muito enriquecedora. Creio ser de grande importância, no presente contexto político em que vivemos, tentar levar não só  para a comunidade acadêmica, mas para o público leigo em geral (tal como é a proposta da Extensão Universitária), noções gerais de filosofia e ciência política. Um curso como esse contribui diretamente para a formação de cidadãos mais conscientes. Robson Vitor Freitas Reis

Todo o projeto me proporcionou experiências educacionais múltiplas. Desde ajudar a conceber o curso, montar e ministrar as aulas, até produzir parte do livro. Resumindo, foi amplamente enriquecedor. Espero que possamos ofertar mais edições do curso. Lucas Magalhães Costa

Fotos: Robson Vitor Freitas Reis