“Nada tira o brilho deste momento”, afirmou a oradora da turma de Odontologia durante a colação de grau realizada na manhã desta sexta-feira, 13/11; formandos de 15 cursos da Universidade participaram da cerimônia virtual

Mais um ciclo da vida de 47 acadêmicos da UNIFAL-MG foi concluído na manhã desta sexta-feira, 13/11, com a solenidade de colação de grau realizada em formato on-line. Respeitando as medidas de isolamento social impostas pela pandemia do novo coronavírus, essa foi a 16ª formatura remota promovida pela Instituição e transmitida pelo canal oficial da UNIFAL-MG no YouTube.

A solenidade permitiu interação dos familiares e amigos pelo Youtube. A pedagoga Sirlene Gomes Oliveira da recebeu os parabéns da família, ao vivo, pelo chat. (Crédito: arquivo pessoal)

O momento foi marcado pelo clima de alegria e satisfação para os formandos dos cursos de Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Enfermagem, Engenharia Química, Farmácia, Nutrição, Odontologia, e Química Bacharelado e, Ciências Sociais, Física, Geografia, Letras, Pedagogia e Química Licenciatura.

A cerimônia, conduzida pelo reitor, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, foi acompanhada pelo canal do YouTube por cerca de 180 pessoas, entre familiares e amigos. Pelo chat, muitas mensagens foram deixadas para os formandos. Entre os registros, cumprimentos e manifestação de orgulho e desejo de sucesso foram constantes, como a mensagem de Marivalda Oliveira para formanda Sirlene Gomes Oliveira, da Pedagogia. “Parabéns. Hoje é o seu dia, após tantas provações. Sucesso. Não é só canudo, é muito mais do que isso”, escreveu.

O fato da solenidade ter acontecido virtualmente, não tirou a emoção dos formandos e demais participantes. O discurso de Camila Aparecida Bernardes, oradora da turma de Odontologia, ilustrou bem o sentimento comum dos concluintes. “Nada tira o brilho deste momento! Finalmente, sonho realizado”, pronunciou.

Em suas palavras, a formanda refletiu sobre a sensação de dever cumprido e, ao mesmo tempo, ressaltou o sentimento de saudade que estará logo presente em suas vidas. “Hoje nos despedimos, com a certeza de dever cumprido. Mas em breve tentaremos esconder de todos os sentimentos de saudades da UNIFAL-MG, afinal aqui passamos a maior parte do tempo nos últimos anos. Sentiremos saudades das salas; corredores; dos funcionários; amigos que fizemos ao longo do tempo; dos trabalhos feitos às pressas no último dia para entrega. Sentiremos saudades de todos os cantos deste lugar onde, de alguma forma, fomos felizes”, afirmou.

 

Janaína Marina de Oliveira Mezêncio, do curso de Letras, elogiou o formato da solenidade. (Crédito: arquivo pessoal)

A formanda Janaína Marina de Oliveira Mezêncio, do curso de Letras, elogiou o modelo adotado pela Universidade. Segundo ela, a formatura virtual não atrapalhou a celebração tão tradicional nas formaturas. “Eu imaginava que a colação de grau seria fria, por ser de frente a uma tela de computador, mas foi emocionante, um prazer participar dela. Estou muito feliz”, disse.

Em discurso direcionado a todos os formandos, a coordenadora do curso de Letras (Licenciatura), professora Rosângela Rodrigues Borges, fez uma reflexão sobre a vida e morte, resgatando o poema de João Cabral de Melo Neto, “Morte e Vida Severina”, para falar sobre o “ano em que o mundo parou por causa de um vírus”. Enfatizou a professora: “Vocês se tornam hoje ainda mais responsáveis pela construção de um Brasil melhor. Vocês se formaram numa universidade pública e gratuita. Gratuita para vocês, mas à custa de inúmeros severinos que dia e noite trabalham pagando regularmente os impostos que nos garantem estar aqui. Qualquer que seja a sua profissão, a partir de hoje, em nome de todos os severinos: trabalhem que haja menos vidas e mortes severinas.”

A solenidade também contou com o prêmio “Destaque Acadêmico” para graduandos do curso de Odontologia. Esse prêmio é concedido semestralmente ao discente destaque do curso. Neste semestre, o contemplado foi o cirurgião-dentista Lélio Fernando Ferreira Soares.

O cirurgião-dentista Lélio Fernando Ferreira Soares recebeu o prêmio “Destaque Acadêmico” do curso de Odontologia. (Crédito: arquivo pessoal)

Em meio a cumprimentos aos formandos, familiares e amigos, e o reconhecimento público de todos os envolvidos da Universidade para a realização de mais essa formatura, Prof. Sandro se dirigiu aos formandos para falar sobre a importância da gratidão no encerramento da cerimônia. “Só vocês sabem as angústias e

dificuldades que tiveram que enfrentar ao longo da sua trajetória. Não esqueçam, porém, que a mais deliciosa das virtudes, a gratidão, é fundamental na nossa vida. Ela nos lembra que, por mais que tenhamos que nos dedicar para alcançar algo e nos construir, nós não somos a causa de nós mesmos. Cada vitória é também causada por fatores de contingência, sorte, azar, predeterminações sociológicas e, sobretudo, o encontro e a colaboração de tantas pessoas”,  discursou.

Prof. Sandro terminou sua fala, deixando a seguinte mensagem aos formandos: “Meus parabéns, sejam grandes profissionais, sejam grandes atores de suas trajetórias, mas sobretudo, sejam grandes seres humanos. Levem a Universidade Federal de Alfenas em seus corações, lembrem que essa casa é sempre de vocês, retornem e continuemos lutando juntos.”

A 16ª formatura virtual contou também com a participação de coordenadores e representantes da coordenação dos cursos: Profa. Estela Regina de Oliveira (Biomedicina); Prof. Flávio Barbieri Gonzaga (Ciência da Computação); Profa. Lívia Maria Rosatto Moda (Ciências Biológicas); Prof. Gleyton Carlos da Silva Trindade (Ciências Sociais Licenciatura); Profa. Isabelle Cristine Pinto Costa (Enfermagem); Prof. Rodrigo Corrêa Basso (Engenharia Química); Profa.  Ana Lúcia Leite Moraes (Farmácia); Prof. Person Pereira Neves (Física); Prof. Estevan Leopoldo Freitas Coca (Geografia Licenciatura); Profa. Rosângela Rodrigues Borges (Letras Licenciatura); Profa. Daniela Braga Lima (Nutrição); Prof. Victor Humberto Orbegoso Flores (Odontologia); Profa. Carla Helena Fernandes (Pedagogia a distância); Prof. Ronaldo Auad Moreira (Pedagogia); Profa. Márcia Regina Cordeiro (Química Bacharelado) e Profa. Cláudia Torres (Química Licenciatura).