Mais um ciclo da vida de 47 acadêmicos da UNIFAL-MG foi concluído na manhã desta sexta-feira, 13/11, com a solenidade de colação de grau realizada em formato on-line. Respeitando as medidas de isolamento social impostas pela pandemia do novo coronavírus, essa foi a 16ª formatura remota promovida pela Instituição e transmitida pelo canal oficial da UNIFAL-MG no YouTube.
O momento foi marcado pelo clima de alegria e satisfação para os formandos dos cursos de Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Enfermagem, Engenharia Química, Farmácia, Nutrição, Odontologia, e Química Bacharelado e, Ciências Sociais, Física, Geografia, Letras, Pedagogia e Química Licenciatura.
A cerimônia, conduzida pelo reitor, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, foi acompanhada pelo canal do YouTube por cerca de 180 pessoas, entre familiares e amigos. Pelo chat, muitas mensagens foram deixadas para os formandos. Entre os registros, cumprimentos e manifestação de orgulho e desejo de sucesso foram constantes, como a mensagem de Marivalda Oliveira para formanda Sirlene Gomes Oliveira, da Pedagogia. “Parabéns. Hoje é o seu dia, após tantas provações. Sucesso. Não é só canudo, é muito mais do que isso”, escreveu.
O fato da solenidade ter acontecido virtualmente, não tirou a emoção dos formandos e demais participantes. O discurso de Camila Aparecida Bernardes, oradora da turma de Odontologia, ilustrou bem o sentimento comum dos concluintes. “Nada tira o brilho deste momento! Finalmente, sonho realizado”, pronunciou.
Em suas palavras, a formanda refletiu sobre a sensação de dever cumprido e, ao mesmo tempo, ressaltou o sentimento de saudade que estará logo presente em suas vidas. “Hoje nos despedimos, com a certeza de dever cumprido. Mas em breve tentaremos esconder de todos os sentimentos de saudades da UNIFAL-MG, afinal aqui passamos a maior parte do tempo nos últimos anos. Sentiremos saudades das salas; corredores; dos funcionários; amigos que fizemos ao longo do tempo; dos trabalhos feitos às pressas no último dia para entrega. Sentiremos saudades de todos os cantos deste lugar onde, de alguma forma, fomos felizes”, afirmou.
A formanda Janaína Marina de Oliveira Mezêncio, do curso de Letras, elogiou o modelo adotado pela Universidade. Segundo ela, a formatura virtual não atrapalhou a celebração tão tradicional nas formaturas. “Eu imaginava que a colação de grau seria fria, por ser de frente a uma tela de computador, mas foi emocionante, um prazer participar dela. Estou muito feliz”, disse.
Em discurso direcionado a todos os formandos, a coordenadora do curso de Letras (Licenciatura), professora Rosângela Rodrigues Borges, fez uma reflexão sobre a vida e morte, resgatando o poema de João Cabral de Melo Neto, “Morte e Vida Severina”, para falar sobre o “ano em que o mundo parou por causa de um vírus”. Enfatizou a professora: “Vocês se tornam hoje ainda mais responsáveis pela construção de um Brasil melhor. Vocês se formaram numa universidade pública e gratuita. Gratuita para vocês, mas à custa de inúmeros severinos que dia e noite trabalham pagando regularmente os impostos que nos garantem estar aqui. Qualquer que seja a sua profissão, a partir de hoje, em nome de todos os severinos: trabalhem que haja menos vidas e mortes severinas.”
A solenidade também contou com o prêmio “Destaque Acadêmico” para graduandos do curso de Odontologia. Esse prêmio é concedido semestralmente ao discente destaque do curso. Neste semestre, o contemplado foi o cirurgião-dentista Lélio Fernando Ferreira Soares.
Em meio a cumprimentos aos formandos, familiares e amigos, e o reconhecimento público de todos os envolvidos da Universidade para a realização de mais essa formatura, Prof. Sandro se dirigiu aos formandos para falar sobre a importância da gratidão no encerramento da cerimônia. “Só vocês sabem as angústias e
dificuldades que tiveram que enfrentar ao longo da sua trajetória. Não esqueçam, porém, que a mais deliciosa das virtudes, a gratidão, é fundamental na nossa vida. Ela nos lembra que, por mais que tenhamos que nos dedicar para alcançar algo e nos construir, nós não somos a causa de nós mesmos. Cada vitória é também causada por fatores de contingência, sorte, azar, predeterminações sociológicas e, sobretudo, o encontro e a colaboração de tantas pessoas”, discursou.
Prof. Sandro terminou sua fala, deixando a seguinte mensagem aos formandos: “Meus parabéns, sejam grandes profissionais, sejam grandes atores de suas trajetórias, mas sobretudo, sejam grandes seres humanos. Levem a Universidade Federal de Alfenas em seus corações, lembrem que essa casa é sempre de vocês, retornem e continuemos lutando juntos.”
A 16ª formatura virtual contou também com a participação de coordenadores e representantes da coordenação dos cursos: Profa. Estela Regina de Oliveira (Biomedicina); Prof. Flávio Barbieri Gonzaga (Ciência da Computação); Profa. Lívia Maria Rosatto Moda (Ciências Biológicas); Prof. Gleyton Carlos da Silva Trindade (Ciências Sociais Licenciatura); Profa. Isabelle Cristine Pinto Costa (Enfermagem); Prof. Rodrigo Corrêa Basso (Engenharia Química); Profa. Ana Lúcia Leite Moraes (Farmácia); Prof. Person Pereira Neves (Física); Prof. Estevan Leopoldo Freitas Coca (Geografia Licenciatura); Profa. Rosângela Rodrigues Borges (Letras Licenciatura); Profa. Daniela Braga Lima (Nutrição); Prof. Victor Humberto Orbegoso Flores (Odontologia); Profa. Carla Helena Fernandes (Pedagogia a distância); Prof. Ronaldo Auad Moreira (Pedagogia); Profa. Márcia Regina Cordeiro (Química Bacharelado) e Profa. Cláudia Torres (Química Licenciatura).