Docente da UNIFAL-MG comenta resultados das eleições municipais em Jornais da EPTV

Para comentar os resultados das eleições municipais na região do Sul de Minas, o professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), José Roberto Porto de Andrade, participou das reportagens veiculadas no Jornal da EPTV em 18 e 19/11.

O docente falou sobre os candidatos que receberam apenas um ou nenhum voto: “há duas situações em que isto pode acontecer. Primeiramente, devido a questões pessoais, como adoecimento e desistência. Segundamente, por meio de ilegais candidaturas laranjas”. De acordo com o Prof. Roberto, a partir de 2009, a Lei passou a obrigar que 30% das candidaturas registradas para cargos do legislativo fossem de mulheres. “Em muitos casos, os partidos, para preencherem esse requisito legal, registram candidaturas sem que haja a intenção real de que essas candidaturas concorram ao cargo eletivo”, disse.

Já na quinta-feira (19/11), a pauta levantada pelo Jornal foi a nova configuração da Câmara Municipal de Varginha. O professor observa uma manutenção na esfera dos grupos políticos da cidade e expõe: “hoje, aqui em Varginha, mais da metade da população é de mulheres […]. Então, ter apenas uma vereadora eleita, de quinze, é um dado ruim, é um problema”.

Confira, a seguir, a íntegra das reportagens!

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/9034686 

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/9036256