Sul de Minas atinge maior índice de transmissão de Covid-19 conforme dados apresentados por pesquisador da UNIFAL-MG em jornal regional

A região sul de Minas atingiu, no período de 06 a 12/12*, sua maior média móvel de casos de Covid-19 na pandemia chegando ao ápice, até o momento, da transmissão. Esta média foi levantada pelo epidemiologista Sinézio Inácio da Silva Júnior, professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, e repercutida pelo Jornal da EPTV 1ª Edição desta terça-feira, 15/12.

Os dados apontam que são registrados em média cerca de 346 casos positivos por dia na região, maior índice desde 22/09/2020, quando a média móvel foi de 340 casos. A reportagem mostra a situação nas quatro maiores cidades da região: Passos, Poços de Caldas, Varginha e Pouso Alegre, sendo esta última,  a cidade que segue tendo o maior número absoluto de casos e também com mais casos por habitante.

“Entre esses quatro municípios, na média deles, o chamado Fator de Crescimento, que é um indicador de quanto cada pessoa transmite para outras, estava até ontem, em relação à última semana, em 1,3. Quer dizer: cada 10 pessoas podem estar transmitindo para 13 outras pessoas. Cada 10 contagiados podem contagiar mais 13 pessoas. Esse aspecto configura o que a gente pode chamar de uma tendência de aumento exponencial dos casos, que é o que nós estamos acabando vivendo no momento”, destaca o professor.

Veja os dados:

Confira a reportagem completa:

* Equivocadamente, o repórter informou a data de 02/12 como a data em que ultrapassamos o recorde anterior. A data correta é referente à semana de 06 a 12/12.

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/9102732