Professor de epidemiologia da UNIFAL-MG fala sobre a segunda onda do Covid-19 e festas de fim de ano no quadro “Pergunte ao Doutor” da EPTV

O quadro “Pergunte ao Doutor” do Jornal da EPTV, do sábado (19), contou com a participação ao vivo do professor de  epidemiologia Sinézio Inácio da Silva Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG. O tema abordado foi a  a possibilidade de uma segunda onda da Covid-19 e as medidas de prevenção durante as festas de fim de ano.

Conforme o professor, as projeções para o início de 2021 são preocupantes. Sendo assim, perante as festas de fim de ano, Sinézio explica que o ideal seria comemorar apenas com as pessoas da convivência diária. Porém, em caso de visitas é necessário tomar diversos cuidados como usar máscara, higienizar com álcool em gel sempre que possível, não compartilhar utensílios, delegar o ato de servir a apenas uma pessoa, usar toalha de papel nos banheiros, não ouvir música em volume alto pra evitar conversa em voz alta, entre outros. Quanto a este último cuidado, Sinézio enfatiza: “É no falar, é no cantar que a gente joga o vírus para fora”.

Sinézio destaca que pessoas com comorbidades devem evitar participar destas festividades, como fumantes e idosos. O professor comentou a necessidade de higienização dos sapatos, mesmo que o maior risco esteja no ar e no contato físico. Por fim, Sinézio deixa claro que a vacina está programada para meados de 2021, precisando de muito cuidado e paciência de todos até lá.

Confira o “Pergunte ao Doutor” com o Prof. Sinézio:

p