Projeto de Extensão “(De)Compondo” do campus Poços de Caldas é destaque pela segunda vez na TV Plan

O projeto “(De)Compondo: compostagem de resíduos sólidos orgânicos por leira estática com aeração passiva​”, desenvolvido em Poços de Caldas, foi destaque em matéria da TV Plan, no dia 14/12. A reportagem destacou as iniciativas do projeto na desenvolvidas em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Poços de Caldas, entre elas, a capacitação de servidores em compostagem de resíduos.

De acordo com o coordenador do projeto, Prof. Thales de Astrogildo e Tréz, do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), diferente de outros processos de compostagem, a ação desenvolvida no Viveiro Municipal de Poços de Caldas, utiliza todos os tipos de resíduos orgânicos. Os compostos sólidos e líquidos resultantes são utilizados como adubo para as plantas do viveiro e dos parques e praças da cidade. A matéria destacou também a proposta de expansão do projeto para cooperativas e associações da cidade.

O projeto “(De)Compondo” está em atividade desde 2016. Em 2021, o objetivo principal é “manter um sistema de pequena escala de tratamento de resíduos sólidos orgânicos através do método de leira estática com aeração passiva”. A iniciava possui uma parceria formalizada com a Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas (FJBPC). As ações no Viveiro Municipal iniciaram nos meados de 2021 e, por enquanto, as atividades no Jardim Botânico estão suspensas devido a pandemia.

Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas diretamente com a coordenação: thales.trez@unifal-mg.edu.br

Confirma a reportagem:

Matéria disponível em https://youtu.be/Si2Q0IffauQ

O projeto também foi destaque em matéria veiculada pela mesma emissora em 14/05/2020. Confira:

Matéria disponível em https://youtu.be/Cmo7Rh-O414