Programa de extensão da UNIFAL-MG desenvolve ações de sustentabilidade e agroecologia na Sede da Instituição; conheça os projetos do “Semeando Ideias”

Com o objetivo de desenvolver atividades relacionadas a sustentabilidade, o programa “Semeando Ideias”, contemplado no Edital Probext 01-2020, está sendo implantado na Sede da UNIFAL-MG, no espaço atrás do prédio L. A expectativa é que o local se torne um grande conversor de atividades e eventos ambientais, sociais, acadêmicos, extensionistas e culturais.

Proposto e coordenado pelo professor visitante do Instituto de Ciências da Natureza (ICN), Dalmo Arantes de Barros, o programa visa a inclusão de discentes de diferentes cursos de graduação no desenvolvimento de ações relacionadas a melhoria da qualidade de vida a partir de iniciativas pautadas na educação ambiental, no desenvolvimento sustentável e nos conceitos agroecológicos. “Vamos trabalhar em parceria com entidades do 3º setor, comunidade e grupos em situação de vulnerabilidade, visando a mobilização e a conscientização ambiental. E a partir da temática principal, diversas abordagens serão utilizadas, tais como: a educação inclusiva, bem-estar, qualidade alimentar e de vida, água e saneamento, conservação do solo, produção orgânica, agroecologia, inclusão social, entre outras”, informou o docente.

De acordo com as informações da proposta do programa, as atividades desenvolvidas serão agrupadas em três núcleos, a saber: Núcleo das Ciências da Terra (NCT), Núcleo de Sustentabilidade (NUS) e o Núcleo de Educação Ambiental (NEAMB). O primeiro, NCT, engloba atividades relacionadas a agroecologia, tais como horticultura, cultivo de plantas alimentícias não convencionais (PANC’s), espécies medicinais, condimentares, aromáticas e frutíferas arbustivas. O segundo, NUS, contempla atividades de reaproveitamento de resíduos orgânicos por meio da compostagem e minhocário, bem como a organização do curso de Bioconstrução, que abrangerá oficinas de Adobe, bambu e solo cimento. Por último, o NEAMB envolve as capacitações, atividades de ensino, divulgação e orientação dos projetos.

(Crédito da imagem: arquivo do Programa)

Para simbolizar o compromisso da Universidade com a preservação ambiental e a sustentabilidade, foi realizada uma cerimônia com os participantes do programa e gestores da Instituição, incluindo o reitor, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, no dia 16/12, para plantio de uma muda de Oliveira. Segundo o Prof. Dalmo, na Grécia antiga, a Oliveira era respeitada como sagrada, carregando significados como paz, sabedoria, abundância e glória dos povos. “A bela árvore era um símbolo frequente em diversas tradições religiosas, além das místicas, culturais, medicinais e gastronômicas, mostrando a ampla importância da Oliveira”, disse.

Confira, abaixo, os projetos que compõem o Programa de Extensão “Semeando Ideias”:

  • Projeto 1: Jardim Sensorial, difundindo a educação ambiental, coordenado pelo Prof. Dalmo Arantes de Barros
  • Projeto 2: Horticultura social e terapêutica, coordenado pelo Prof. Plínio Rodrigues dos Santos Filho
  • Projeto 3: Reaproveitamento dos resíduos orgânicos (compostagem e produção de húmus) gerados na Sede da UNIFAL-MG, coordenado pelo Prof. Tiago Correa de Souza
  • Projeto 4: Despertar da consciência ambiental a partir do cultivo de orquídeas e bromélias, coordenado pela Profa. Luisa Dias Brito.

O evento “1º Curso de Bioconstruções da UNIFAL-MG”, também coordenado pelo Prof. Dalmo, era uma das ações previstas já para 2020, no entanto, foi adiado em função da pandemia de Covid-19. A intenção é realizá-lo de forma presencial até o final de 2021.

Vale mencionar que, devido ao tamanho da área, a equipe do programa está aberta a contribuições de toda a comunidade para ampliar as ações e incentivar novos projetos para o local. O grupo também possui a demanda de voluntários para integrar a equipe dos projetos e sementes, mudas ou propágulos de plantas especiais, tais como temperos, condimentos, ervas medicinais e aromáticas, frutíferas arbustivas ou herbáceas, ornamentais, PANC’s, FANC’s, entre outras.

Os interessados em colaborar com o programa podem entrar em contato com o Prof. Dalmo, por meio do e-mail dalmo.barros@unifal-mg.edu.br ou enviar mensagem para o perfil do programa no Instagram.

Fotos: Arquivo do Programa Semeando Ideias

Copy link
Powered by Social Snap