“Estrela de Belém”: professor da UNIFAL-MG aborda o fenômeno astronômico no Bom Dia Cidade da EPTV

O dia 21/12 será marcado por um fenômeno astronômico conhecido como “Estrela de Belém” ocasionado pelo alinhamento e proximidade dos dois maiores planetas do sistema solar: Júpiter e Saturno. O Jornal Bom Dia Cidade da EPTV destacou o assunto com uma entrevista do astrofísico Artur Justiniano Júnior, professor do Instituto de Ciências Exatas (Icex) e coordenador do Observatório Astronômico da UNIFAL-MG.

Na matéria, o professor Artur Justiniano descreveu o fenômeno e explicou que esse alinhamento acontece a cada 20 anos, porém, a intensidade é variável.  A conjunção do dia 21/12 é mais próxima em quase 400 anos. Sobre o nome do fenômeno, que entre os cientistas é chamado de “Grande Conjunção”, o astrofísico disse que ocorreu algo semelhante nos meados do ano 6 a.C.,. próximo ao nascimento de Jesus Cristo e, por isso, o nome “Estrela de Belém”.

Apreciado melhor com binóculo, Artur enfatiza que este fenômeno só voltará a acontecer em 2040 e explica: “Eles estavam a uma distância um pouco maior e a medida que os dias estão passando, Júpiter anda mais rápido e está se aproximando. E hoje vai acontecer, como se [Júpiter] estivesse passando na frente de Saturno e estivessem alinhados. Aí a partir de amanhã (22/12) eles começam a se afastar”.

Confira a reportagem completa do Bom Dia Cidade:

Disponível em https://globoplay.globo.com/v/9118002/

No mesmo dia, alguns trechos da entrevista também foram veiculados em matéria do Jornal da EPTV 1ª edição, confira:

Disponível em https://globoplay.globo.com/v/9118669/