Orçamento familiar foi tema de reportagens de jornais da EPTV; professor de Economia da UNIFAL-MG recomenda cautela e planejamento para equilibrar o orçamento

O professor Fernando Batista Pereira, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), participou na sexta-feira, 08/01/2021, e na segunda-feira, 11/01/2021, de reportagens em telejornais da EPTV, que abordaram o orçamento familiar.

Na 2° Edição do Jornal da EPTV, de sexta-feira (8), o professor teceu comentários sobre o saldão de início de ano. “Eu preciso efetivamente deste produto? Ou estou comprando porque é 30%, 50% mais barato e então eu vou comprar porque é uma oportunidade?”, questiona Fernando Pereira. Para ele, financiar essas compras com cheque especial ou crédito, pode comprometer o orçamento familiar durante o ano.

Confira a participação do economista na 2° Edição do Jornal da EPTV, de sexta-feira (8):

Reportagem disponível também no link: https://globoplay.globo.com/v/9163879/

No Bom Dia Cidade, de segunda-feira (11), o economista deu dicas para o planejamento e equilíbrio do orçamento familiar. “Sempre o planejamento é importante para o equilíbrio do orçamento familiar”, enfatiza o professor ao iniciar sua participação. O docente explica que, em caso de dívidas, é preciso priorizar as contas que podem gerar multas e/ou juros em caso de adiamento. Segundo ele, além disso, contas com desconto em pagamento integral, como o IPVA e IPTU, devem ser aproveitados.

O professor recomenda também cautela ao manusear cheque especial e cartão de créditos, que podem fazer do orçamento familiar uma “bola de neve” e, ao comprar, recomenda muita pesquisa.

Confira a participação do economista no Jornal Bom Dia Cidade, de segunda-feira (11):

Reportagem disponível também no link: https://globoplay.globo.com/v/9167441/