Discente do curso de Biomedicina da UNIFAL-MG vence Gincana Científica promovida pela Organização Feminina de Análises Clínicas – OFAC Brasil

Gustavo Chagas Moreira, do 6º período do curso de Biomedicina da UNIFAL-MG, venceu a 1ª Gincana Científica de Análises Clínicas, realizada pela Organização Feminina de Análises Clínicas, a OFAC Brasil, entre os dias 05 e 09 de janeiro de 2021.

“Me dediquei muito à gincana, sempre procurando responder os quizzes e os questionários da melhor forma possível, quando eu não conhecia sobre o assunto, eu pesquisava muito ou até pedia ajuda de algum professor da área”, compartilhou Gustavo Chagas Moreira, discente vencedor da gincana. (Foto: Arquivo Pessoal/Gustavo Chagas Moreira)

A finalidade do evento foi difundir conhecimento sobre a área de análises clínicas e proporcionar maior interação entre os integrantes da OFAC. Os participantes tinham que responder perguntas sobre os casos clínicos divulgadas em forma de quiz no Instagram, cumprir atividades disponibilizadas no Google Forms, enviar respostas para perguntas surpresas enviadas no grupo do WhatsApp e fazer prova oral na plataforma Google Meet. As oito atividades da gincana incluíam ainda a produção de vídeos/folders sobre temas atuais e resenha de artigo da área.

Segundo Gustavo, o vencedor que juntasse mais pontos se integraria ao Team OFAC representando seu estado além de receber um prêmio de 500 reais em dinheiro. O segundo lugar ganharia um jaleco e o terceiro lugar ganharia um curso on-line de Hematologia.

Apresentando um vídeo com o tema “#vemvacina”, o acadêmico mostrou por que vacinar é a melhor opção de cura. O vídeo levou Gustavo a conquistar o primeiro lugar na gincana. “Apresentei um outro vídeo que tive que falar porque eu deveria ser do Team OFAC, no qual também fiquei em primeiro lugar na atividade”, conta Gustavo que passou a integrar o time, representando o estado de São Paulo.

O discente acredita que a oportunidade de fazer parte do time OFAC contribuirá para a sua formação profissional. “Participar do Team OFAC agregará muito na minha vida, tanto pessoal quanto profissional, conhecendo e compartilhando conhecimento e experiências com pessoas tão diferentes e sensacionais de todos estados do Brasil”, afirmou.

Sobre a participação na gincana e conquista do primeiro lugar, Gustavo compartilhou: “Me dediquei muito à gincana, sempre procurando em responder os quizzes e os questionários da melhor forma possível, quando eu não conhecia sobre o assunto, eu pesquisava muito ou até pedia ajuda de algum professor da área, um grande diferencial meu também acho que foi ser muito criativo e perfeccionista nas atividades”, ressaltou.

O evento contou com cerca de 100 inscritos, entre estudantes á profissionais atuantes na área de análises clínicas de todo Brasil.

Confira a seguir, os vídeos produzidos pelo discente para a gincana:

Sobre a OFAC Brasil

A Organização Feminina de Análises Clínicas do Brasil (OFAC Brasil) foi criada em 2018 por Marbenha Linko, presidente da organização, representando o Maranhão, que tinha o intuito de agregar um grupo de amigas e conhecidas, profissionais das análises clínicas com assuntos em comum a fim de fortalecer um vínculo pessoal entre as participantes. Hoje, a OFAC é composta por pessoas do Brasil inteiro de todos os estados, tanto homem quanto mulher, estudante, profissional, que reúnem seus conhecimentos e experiências para contribuir com a organização. A OFAC é separada por subgrupos sendo OFAC University, Team OFAC, OFAC Vip e OFAC Business.

Mais informações podem ser encontradas no perfil da OFAC Brasil no Instagram