IPVA 2021: economista da UNIFAL-MG indica qual a melhor opção de pagamento do imposto de acordo com o perfil do contribuinte

Quem tem carro sabe que janeiro é época de quitar um dos primeiros impostos do ano, o IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Em Minas Gerais, a escala de pagamento do tributo começa na segunda-feira, 18/01/2021. Para saber quais as vantagens e desvantagens das opções de pagar integral com desconto de 3% ou parcelar o imposto, a equipe de Comunicação da UNIFAL-MG conversou com o economista do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), Prof. Fernando Batista Pereira.

“O desconto de 3%, quando possível, é a melhor opção”, afirma o economista Prof. Fernando Batista Pereira.  (Foto: Arquivo Pessoal/Fernando Batista Pereira)

De acordo com o especialista, o ideal é aproveitar o desconto de 3%, visto que, caso haja o parcelamento, o contribuinte deve fazer pagamento no prazo de 60 dias e não de 90. “O desconto de 3%, quando possível, é a melhor opção. É só lembrar que são três parcelas, mas na verdade são duas parcelas mais uma entrada, porque no primeiro mês, em janeiro, quem vai parcelar tem que pagar uma das parcelas e aí vai fazer os pagamentos em janeiro, fevereiro e março. Então, esses 3% é somente para dois meses, um prazo de 60 dias e não de 90”, explica.

O economista ressalta que não existe investimento que tenha essa rentabilidade, sobretudo, nos últimos anos. “Para dar um exemplo, a caderneta de poupança em 2020, em dados anualizados, é de 1,4% e a gente está falando de 3% para dois meses apenas, então, é um desconto considerável e deve ser sim, aproveitado pelas pessoas”, assegura Prof. Fernando.

Apesar das vantagens do desconto, a grande maioria dos brasileiros não conta com uma reserva financeira para fazer o pagamento em uma só parcela. Há aqueles que para aproveitar o desconto podem até entrar no cheque especial. Nestes casos, a dica do Prof. Fernando é fazer muito bem o cálculo para não gastar mais que o previsto e se endividar.

“Se a pessoa depender de pegar emprestado para pagar adiantado e ter direito ao desconto de 3%, muito provavelmente não vai valer a pena”, garante o economista. “As taxas de juros do cheque especial ou do cartão de crédito continuam superiores a 100% ao ano, chegando até 300%”, detalha sobre os motivos que não compensam o aperto para quem não dispõe de uma reserva.

Confira a seguir a escala de vencimentos do IPVA em Minas Gerais, disponibilizada pela Agência Minas Gerais:

(Fonte: Agência Minas Gerais)

Para consultar o valor do IPVA 2021, acesse a Guia de Arrecadação disponível no site da Secretaria de Estado da Fazenda. O pagamento do IPVA pode ser feito diretamente nos guichês de caixa ou terminais de autoatendimento, quando deverá ser informado o número do RENAVAM do veículo.