Plano de Desenvolvimento Institucional da UNIFAL-MG é aprovado pelo Conselho Universitário; documento reúne metas para a Universidade no período entre 2021 e 2025

O Conselho Universitário (Consuni) da UNIFAL-MG aprovou em dezembro, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que reúne os objetivos, indicadores e metas da Universidade para o período entre 2021 e 2025.

Segundo o coordenador da CDI, Prof. Rodrigo Martins Pagliares, inicia-se agora a etapa de confecção do primeiro dos cinco Planos de Ações Anuais. (Foto: Arquivo Pessoal/Rodrigo Martins Pagliares)

Conforme explica o professor Rodrigo Martins Pagliares, coordenador de Desenvolvimento Institucional da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional (CDI/Proplan), setor responsável pela elaboração do documento, com a aprovação e a Resolução publicada, inicia-se a etapa de confecção do primeiro dos cinco Planos de Ações Anuais, referente ao ano de 2021.

“Os Planos de Ações Anuais têm como objetivo elencar as ações necessárias de diversos setores da Instituição para alcance dos objetivos estratégicos presentes no Capítulo 2 do documento do PDI”, detalha Prof. Rodrigo.

Segundo o coordenador da CDI, diferentemente dos anos anteriores, o Plano de Ações de 2021 será confeccionado de forma colaborativa por diversos gestores, com o auxílio do módulo ForPDI da Plataforma For, que é uma ferramenta em software para auxílio no monitoramento da execução do PDI. “A previsão é que os gestores responsáveis pelos objetivos, indicadores e metas do PDI sejam cadastrados no ForPDI pela CDI/Proplan nos meses de janeiro e fevereiro de 2021 para que cada gestor consiga ‘lançar’ as ações previstas para 2021”, afirma. O módulo ForPDI da plataforma For está disponível nos Sistemas Integrados da UNIFAL-MG.

Elaboração do PDI

Coordenado pela Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), o processo de elaboração do PDI se pautou na transparência e na participação democrática da comunidade acadêmica.

“O PDI é o principal instrumento de planejamento de médio/longo prazo da Universidade e é item obrigatório no credenciamento e avaliação das Universidades, conforme consta no Decreto Nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017”, salienta o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional, Lucas Cezar Mendonça, sobre a importância do documento.

As etapas de elaboração foram norteadas pelas diretrizes dos principais temas abordados na Universidade divididos entre os Eixos Temáticos. Em seguida, a CDI/Proplan disponibilizou diversos objetivos e indicadores possíveis de serem mensurados. “A partir desse trabalho inicial de produção de informações, a CDI/Proplan sugeriu a formação de Grupos de Trabalho (GTs) com a participação de gestores, representantes das Unidades Acadêmicas, dos Técnicos Administrativos e de Discentes, de áreas do conhecimento distintas, no âmbito de cada grupo, mas com conhecimento dos assuntos relacionados aos Eixos Temáticos”, esclarece Prof. Rodrigo.

Com base nas diretrizes sugeridas pela CDI/Proplan,  os GTs apresentaram uma proposta de objetivos, indicadores e metas a serem alcançados no período entre 2021 e 2025. Uma versão inicial do PDI com os resultados dos GTs foi apresentada em um Seminário Público no dia 05/10/2020 e ficou disponível para toda a comunidade da Universidade para sugestões, inclusões, exclusões e ajustes. Após o período de apreciação pela comunidade, foi produzido um novo documento com as alterações e um relatório sobre a participação da comunidade no processo.

“Este documento, criado com participação da comunidade acadêmica, foi submetido e apresentado ao Conselho Universitário no dia 25/11/2020. Na ocasião, o Consuni nomeou uma comissão relatora para apreciar o documento. A comissão relatora manifestou seu parecer na reunião do dia 15/12/2020. Na mesma reunião, após apresentação da comissão relatora, o Conselho manifestou-se favorável à aprovação do PDI 2021-2025″, conta.

A Resolução de aprovação do PDI foi publicada dia 06/01/2021 e está disponível neste endereço eletrônico.

O PDI aprovado pode ser acessado no link: https://www.unifal-mg.edu.br/planejamento/pdi-2021-2025.