Professor da UNIFAL-MG esclarece dúvidas para o Portal Alfenense sobre grupos prioritários no plano nacional de imunização após polêmica envolvendo cuidadora vacinada em Alfenas

Em publicação no dia 21/01, o portal O ALFENENSE destacou uma polêmica envolvendo uma das pessoas imunizadas contra a Covid-19 na cidade de Alfenas, que recebeu uma das 766 doses da vacina Coronavac enviadas para o município. Uma postagem de Delvia Lopes nas redes sociais gerou  questionamentos se ela estaria no grupo prioritário para ser beneficiada neste primeiro momento. A reportagem do portal esclareceu que Delvia foi legitimamente imunizada, tendo em vista que ela trabalha como instrutora de autoescola durante o dia, porém é cuidadora, vinculada ao município, em uma residência terapêutica durante a noite.

O professor de microbiologia e imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), da UNIFAL-MG, Paulo Márcio de Faria e Silva, participou da reportagem, esclarecendo dúvidas sobre o plano nacional de imunização e as pessoas que fazem parte do grupo prioritário para a primeira fase de vacinação: os trabalhadores de saúde; pessoas de 80 anos e mais; pessoas de 75 a 79 anos; pessoas de 60 anos ou mais, pessoas institucionalizadas e também indígenas.

Segundo o docente, o grande problema é vacinar todas essas pessoas em duas doses, sabendo que cerca de 30 milhões de doses são necessárias e a distribuição atual foi de 20% deste total.

Na reportagem, Prof. Paulo Márcio ainda relata a eficácia de cada vacina e afirma que de acordo com dados públicos, a vacinação no Brasil deve levar 16 meses, sendo os últimos 12 meses para imunizar a população em geral.

O professor ainda destacou que considerando que, cerca de 60% a 70% dos brasileiros devem ser vacinados para interromper a circulação do vírus, é indicado à toda a população, inclusive para quem receber a vacina, manter os cuidados já amplamente difundidos como usar máscaras, realizar a higienização com álcool em gel e evitar aglomerações.

Confira a matéria neste link: https://www.oalfenense.com.br/noticia/566/vacinacao-contra-covid-19-gera-polemica-em-alfenas-apos-cuidadora-receber-primeira-dose-do-imunizante