Aumento do número de casos de Covid-19 no sul de Minas Gerais traz preocupações para a região; docente da UNIFAL-MG comenta os dados e o impacto da nova cepa mutante do vírus

A explosão do número de casos de Covid-19 marcou o início de 2021 no sul de Minas Gerais. Em Varginha, no mês de janeiro, números dobraram, segundo reportagem exibida pelo jornal EPTV 2ª Edição no dia 30/01: a cada 15 minutos, uma pessoa se contamina no município. A fim de comentar o assunto, o docente da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, Sinézio Inácio da Silva Júnior, participou da matéria e falou sobre os dados observados e o potencial impacto da nova cepa mutante do vírus.

“Se a gente não começar a diminuir esse ritmo, nós podemos registrar, em fevereiro, em torno de 20 mortes por dia e 70 internações”, disse o docente. Para ele, o crescimento no número de casos facilita o surgimento de variantes, assim como foi visto em Manaus. “Quando uma delas chegar aqui, ou melhor, se a gente, nesse ritmo, facilitar o surgimento de uma delas, numa situação com o número de casos diários que temos, aí a situação pode ficar muito mais fora do controle. Nós vamos registar muito mais sofrimento antes do efeito de proteção que a vacinação vai dar”, completou.

Confira a reportagem completa abaixo:

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/9225952/