:: Boletim Epidemiológico nº 07 – 04/02/2021 – Situação epidêmica da Covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas Gerais

O boletim nº 07 aponta que até 04 de fevereiro, o sul de Minas registrou tendências de queda em casos novos, estabilidade nas internações e crescimento das mortes.

Média de novos casos: de 20 de novembro de 2020 a 24 de janeiro de 2021 houve crescimento contínuo do número de casos novos. Desde então (24/01/2021) temos registrado queda contínua nesse número, mas ainda com média de mais de 800 casos novos diários na semana (3 vezes maior do que a registrada no platô da pandemia). A média diária de mortes de Covid-19 até agora representa 9% do número total de mortes por dia em 2019, por todas as causas.

Curvas de casos de Manaus e sul de Minas: comparando as curvas de casos de Manaus e sul de Minas, pode-se supor que, se o ritmo de casos foi influenciado por variante mutante, foi mais no sentido de a mutante ter ficado mais resistente ao sistema imunológico do que por ser mais transmissível. Há tendência de queda do número de casos novos em toda Minas Gerais, exceto na região noroeste do estado que apresenta tendência de crescimento.

Isolamento social x diminuição de casos: não há evidência de correlação do índice de isolamento social considerado pela Secretaria de Saúde de MG e o aumento ou diminuição do número de casos. A influência de contágios a partir de pequenas aglomerações (familiares, amigos, empresas etc.) e festas que não implicam grandes deslocamentos parece ser mais significativa no aumento da incidência. Acesse na íntegra